quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Auto Medicação!

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje que é sobre tomar anti-inflamatórios por conta própria! Essa matéria veio a calhar pra mim que estou tomando Tandrilax por causa de uma dor que estou sentindo nas costas desde domingo a noite... depois dessa, nem vou continuar!! rs

Precisava?


Não há qualquer problema em tomar um anti-inflamatório caso sinta dores nos dias que sucederem a prática de uma atividade física muito intensa. Verdadeiro ou falso? FALSO. Mas tome cuidado, porque tem muita gente achando que é verdadeiro! Só tome anti-inflamatório se for receitado por um médico.
Auto-medicação é sempre perigoso, por mais inofensivo que possa parecer. Mas, uma coisa eu lhes afirmo, pior do que auto-medicação é ser medicado por um profissional de educação física. Você só pode tomar anti-inflamatório para atenuar dores oriundas de atividade física se o seu MÉDICO prescrever, caso contrário, nada feito. Não é implicância nem preciosismo. Existem bons motivos para isso.
Para começo de conversa, não sei de onde alguns profissionais da educação física tiraram que é necessário mascarar a dor do pós-treino. Esta dor é necessária e deve ser mensurada pelo aluno de forma completa, servindo como limitador para os próximos treinos e também para que o aluno saiba identificar se está sentindo uma dor correspondente ao esforço físico realizado ou uma dor que indique algum tipo de lesão. Também não sei de onde tiraram que para dor pós-treino a indicação seria um anti-inflamatório, quando, na maior parte das vezes, um simples paracetamol resolve o problema. É um tiro de canhão para matar uma mosca. E este canhão pode causar efeitos colaterais.
Saiba que os anti-inflamatórios não são tão inofensivos quanto muitos pensam. Podem fazer estragos no fígado, causar hemorragias no sistema digestivo e, em casos extremos, até mesmo a morte. Os anti-inflamatórios são os campeões absolutos de casos de reações alérgicas (44% dos casos se devem à ingestão deste medicamento). Sem contar que se você fizer uso de qualquer outro medicamento, pode acontecer do anti-inflamatório potencializar seu efeito, diminuí-lo ou até mesmo anulá-lo. A ingestão freqüente de anti-inflamatório pode ainda fazer com que o usuário adquira uma certa resistência a seus efeitos, de modo que quando ele realmente precisar dele, este não surtirá tanto efeito.  Dificilmente o anti-inflamatório é necessário em caso de dor muscular após o treino.
Pense comigo: se toca o alarme de incêndio, o que você faz? Procura por fogo, certo? ou chama os bombeiros. Seria inteligente apenas levantar e desligar o alarme de incêndio? Não! Isso não vai resolver o problema. Tomar anti-inflamatório para diminuir a dor depois do treino é como apagar a sirene de incêndio: não resolve o problema e ainda pode acabar agravando-o. A dor é sintoma e não doença. É necessário que o aluno vivencie esta dor, ao menos em um primeiro momento, para que identifique quando o corpo estará pronto para treinar novamente, as limitações no treino seguinte ou para que identifique possíveis lesões. A dor protege a região lesionada, impedindo que nós a forcemos a trabalhar. Porém, se mascaramos a dor sem tratar a lesão, podemos acabar por agravar ainda mais esta lesão.
Além de tudo que foi citado, os anti-inflamatórios podem agravar problemas gástricos pré-existentes (costumam ser contraindicados para quem teve úlcera, por exemplo). Também tem ação anticoagulante e por isso podem acabar causando hemorragias. Podem agravar casos de hipertensão , piorar o quadro de quem tem problemas cardíacos e prejudicar pessoas com problemas renais (reduz a capacidade dos rins de filtrar o sangue). O uso irresponsável de anti-inflamatórios pode aumentar o risco de problemas cardíacos e de derrame. Estudos do British Medical Journal comprovaram que seu uso freqüente aumenta em 20 a 50% o risco de doenças cardíacas. Detalhe: isso, até eu, um leigo no assunto, sei informar. Tenho certeza que existem dezenas de outros problemas que um bom médico saberia listar.
Conclusão: se o seu professor ou até mesmo um colega de academia te orientar a tomar um anti-inflamatório, NÃO TOME. Se você está sentindo dor suficiente para justificar uma visita ao ortopedista, vá ao médico. Caso contrário, fique atento às dores,  já que a dor pós-treino melhora com o passar dos dias e leia a postagem do dia 09/09/2011 sobre como lidar com esta dor. Anti-inflamatório não é brincadeira. Não deixe que amadores brinquem com a sua saúde.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha, hortelã, gengibre, banana verde e 03 cápsulas de psillium
- 02 ovos caipiras mexidos

Lanche da Manhã - 09:15
- 01 kiwi
- 01 colher de sopa de semente de abobora

Almoço - 13h
- salada: alface, tomate, cenoura, broto de feijão, pepino
- 1/2 concha de feijao
- frango grelhado
- soufle de chuchu

Lanche da tarde - 16:15
- 01 iogurte Fit com quinoa

Jantar - 19:30
- 01 wrap integral com alface, tomate, brocolis, sardinha e cottage

10 comentários:

  1. eu tinha esse péssimo hábito... agora, estou me controlando bem mais
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
  2. Oi guria. Eu não gosto muito de tomar remédio, só com indicação médica. Já tive problemas por causa do uso indevido (alergia) é cruel...legal teu post. Se tá com dor ou é normal do exercício ou é má postura ou a execução errada do exercício. Sempre tomo cuidado com exercícios mais complexos pq tenho muito medo de uma lesão. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ixeeee... Bem eu!
    Quando sinto qualquer dor muscular já vou tomando Torsilax. Tá na hora de parar, né!?

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olha nem remédios eu tomo....
    a não ser quando é para dor de cabeça e olhe lá....eu corro de medicações...

    -Resenha nova no blog hoje veja lá =)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  5. Gostei! um pouco de dor não faz mal a ninguém! Sempre pego no pé de quem toma remédio por qualquer besteirinha...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. muito bom o seu post, auto medicação pode ter complicações graves :)
    bj

    ResponderExcluir
  7. meu esposo e viciado em remedio kkk eu já evito, prefiro tratar a dor ..bom post..bjus

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu não tenho esse problema ainda bem. Só tomo um ultimo caso e prefiro cuidar do que qlqr probleminha já me entupir de remédios...faz um mal...

    Adorei o post, é bom que serve de alertar pra quem desconhece o assunto. Beijo, Nathy!

    ResponderExcluir
  9. Não foi para dores musculares, mas já andei tomando remédios que vi no Google! rsrsrsrs E também já vi médicos receitarem coisas erradas.

    ResponderExcluir
  10. ixe....... e bom mesmo!!!!
    bom analisar mesmo!!
    beijos

    ResponderExcluir