quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FESTAS: nutricionista dá dicas do que você pode comer…

Olá!

O post de hoje é sobre dicas de como se comportar em festas! Achei a matéria super interessante e acho que vale a pena compartilhar! A fonte dessa matéria é o site Kilorias, que tem várias matérias legais!

FESTAS: nutricionista dá dicas do que você pode comer…

É muito comum que se saia da rotina alimentar quando se frequenta festas e eventos sociais. Quem quer manter a boa forma e o peso, deve tomar muito cuidado com o consumo alimentar nestes eventos que fogem da rotina, ou com a quantidade de alimentos ingeridos nestas ocasiões. Isso porque é muito comum que se cometa o excesso alimentar, as vezes até mesmo sem perceber, alcançando um consumo calórico excessivo em uma única refeição, que ultrapassa as recomendações diárias.
A dica de hoje será sobre alimentos encontrados em festas de aniversários. Vamos mostrar o valor calórico dos alimentos mais comuns deste local e ao mesmo tempo sugerir estratégias para que o consumo alimentar não seja tão excessivo, e não ocasione o ganho de quilinhos a mais. Bolo de aniversário, brigadeiro, beijinho, salgadinhos, refrigerante e cerveja, todos estes alimentos acabam sendo uma tentação para aquelas pessoas que lutam com a balança para perder ou manter o peso. As figuras abaixo ilustram o valor calórico destes alimentos.





Como se observa, 100 gramas de bolo de aniversário (1 pedaço grande) contribui com um valor calórico elevado, variando de 238 a 405 calorias. Por isso é muito importante que aquelas pessoas que desejam manter ou perder peso evitem consumir pedaços grandes ou até mesmo repetí-los. O melhor seria evitar, mas como sabemos que não é tarefa fácil, sempre opte por fatias pequenas, apenas para saciar o desejo.
O brigadeiro contribui com 56 calorias, já o beijinho com 64 calorias aproximadamente. Se pensarmos em consumir 5 unidades de cada, o saldo de calorias de docinhos com certeza será muito elevado. Por isso, não comer várias unidades de cada um com certeza auxilia na manutenção da boa forma. Pense nisso e na sua motivação de perder ou manter peso quando estiver frente a frente com a bandeja ou mesa dos docinhos!!
Já em relação aos salgadinhos, evite sempre consumir grandes quantidades e prefira sempre os salgadinhos assados. Em relação aos refrigerantes e cerveja, tente controlar a quantidade ingerida para que você não acabe consumindo 1 litro em uma noite. Os refrigerantes oferecem calorias vazias, ou seja, nenhum nutriente além de açúcar. Já a cerveja, além de conter calorias, também contém álcool, o que em excesso é prejudicial a saúde.
A seguir são dadas algumas dicas importantes para o comportamento alimentar em dias de festas:
Dicas gerais para o comportamento alimentar em festas de aniversários:
- A primeira dica importante é não sair de casa com fome ou com um período prolongado de jejum. Aquela velha história de comer pouco em casa para se alimentar mais na festa é uma furada! Você vai acabar consumindo um valor calórico muito elevado se chegar com fome, isso porque os alimentos geralmente encontrados nestas ocasiões são bem calóricos. Por isso uma estratégia importante é fazer um pequeno lanche em casa, de preferência composto com frutas e alimentos integrais.
- Ao longo do dia da festa, procure realizar refeições mais leves, composta por alimentos menos calóricos. Evite ao longo do dia o consumo de alimentos com maior densidade calórica, ou seja, doces, frituras e alimentos gordurosos. Prefira consumir carnes assadas, grelhadas ou cozidas e muita salada.
- Procure consumir as opções mais saudáveis que são servidas na festa, ou seja, evite as frituras. Também não pense que é obrigado a experimentar todas as opções de salgadinhos e docinhos. Consuma apenas o que realmente tiver vontade e em uma pequena quantidade. A falta de limites de consumo alimentar nestas ocasiões ocasiona uma ingestão excessiva de calorias, o que com certeza irá contribuir para o ganho de peso.
- Não fique perto da mesa de docinhos, pois quanto mais você vê-los, mais vontade de comê-los terá. Uma boa dica é que você procure se distrair e não ficar pensando apenas nos comes e bebes servidos na festa.
- Na festa, evite as bebidas alcoólicas e os refrigerantes. Sempre prefira os sucos, de preferência os naturais. Caso os refrigerantes sejam a única opção servida, prefira os lights e zeros,que fornecem nenhuma ou poucas calorias.
- O bolo geralmente é muito calórico, se for consumir, opte por fatia fina, apenas para experimentar. Caso sinta muita vontade de consumir docinhos, coma apenas um, se não conseguir se controlar com os docinhos, tente comer menos salgados ao longo da festa.
Mas o recado mais importante é que você leve com você as orientações nutricionais de uma alimentação saudável em todos os locais, eventos e ocasiões . Caso não consiga se controlar nestes eventos, NUNCA desanime de continuar tentando manter uma dieta equilibrada nos dias seguintes. Encontre a motivação que existe dentro de você e nunca se esqueça de pedir ajuda aos seus familiares, amigos e nutricionista.




.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão 
- suco de abacaxi com gengibre e linhaça
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com creme de ricota light

Lanche da Manhã - 09h
- 01 pêra
- 01 colher de semente de abobora

Almoço - 12h
Herbalife:
- 01 chá energizante
- 01 chá 30 ervas
- 01 shake de baunilha com cookies

Lanche da Tarde - 15h
- 01 maçã
 17:30
- 01 banana amassada com farelo de aveia

Jantar - 19:20
- salada de alface, tomate e cenoura
- 1/2 lata de atum light

6 comentários:

  1. A festas.. q perdição...kkk
    temos q emagrecer a cabeça tbém.. bjs

    ResponderExcluir
  2. otima dica!!
    mas acho que da pra manter a dieta mesmo em festinhas!!!
    ate porque se tivermos a certeza do que queremos nada vai fazer mudarmos de ideia!!!
    olha que ultimamente ando me saindo bem nas reunioes com os amigos!!!!
    to ate boba com a minha conquista!!!
    mas muito legal viu!!!
    beijos amore!!!!!
    ps: to passando arnica no meu roxo!!!! ja deu uma boa melhorada!!! tava bem pior viu!!!!
    e vlw pela dia e pelo carinho sempre la no meu cantinho!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, estou tentando controlar meu comportamento diante as festinhas, mais é difícil viu!kkk, mais enfim temos q tentar, ótimo post,bjaum Jo

    ResponderExcluir
  4. Adoroooo Bolo....mas ultimamente ainda não sei me comportar em frente a um...
    Então estou evitando ...até reaprender a comer!!! E ficar satisfeita com uma fatia!!!

    Adorei o post.
    Adorei a leitura, amoooo livros de vampiros!!! heheheh
    Abraços
    Grazi

    ResponderExcluir
  5. Oieee
    Gostei das dicas, gosto muito de coisas de festa...rs
    E quem não gosta né?
    Mas meu pecado é mesmo os salgados...amo demais.
    Mas tenho tentado ao máximo ficar longe de tudo isso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Muito boas essas dicas!
    A verdade é que sempre que tenho uma festa sinto-me um bocado nervosa com aquela comida toda.
    Obrigada.
    Bjos

    ResponderExcluir