quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Entenda o que é o Metabolismo

Olá!

O post de hoje é uma matéria bem interessante que li no site Tips4Life

Vale a pena ler!!!

Entenda o que é metabolismo

Texto do Rodrigo Paiva ( @personal_sa)


Como um balde pode fazer com que você entenda o que é metabolismo?

Entenda de vez o que é o metabolismo e como funciona o acúmulo de gordura no corpo.
Para ficar fácil de entender como funciona nosso metabolismo, vamos usar uma metáfora! Pense em um balde com água até a metade. 5 litros, por exemplo. Com alguma ponta, abrimos embaixo dele 10 furos. Consequentemente, o balde começa a esvaziar. O balde é nosso corpo e, os furos, o metabolismo. Quando comemos é como se estivéssemos colocando mais água.



Olha o que é possível entender com esse exemplo:

1- Quando ficamos muito tempo sem comer, os furos vão se fechando a cada hora que se passa. A vazão diminui. Ou seja, mais de 3 ou 4 horas sem nos alimentar, o metabolismo cai e o ritmo de emagrecimento diminui. O que também faz com que os furos se fechem e o metabolismo diminua: não comer proteína em quantidade suficiente, beber pouca água, fazer dietas radicais ou compensações “malucas” da sua cabeça e deixar faltar vitaminas e minerais na alimentação!

2- Se alguns furos estão fechados, quando formos comer depois do jejum prolongado, a refeição engorda mais do que o normal, pois o metabolismo está mais lento e, também por outros motivos, conseguimos “aproveitar” mais de cada alimento. Um pão, ou qualquer comida, engorda mais depois do jejum. E normalmente é a hora em que comemos mais… Quem nunca ficou em jejum para poder comer mais em um rodízio ou em uma festa?

3- Quando praticamos atividade física, os furos se multiplicam! Em uma corrida a 10,5 km/h podem ser abertos mais 90 furos! Ficamos com 100! Atividade física ajuda ou não a esvaziar o balde? É uma cachoeira a vazão causada pela atividade física! Faça sempre que puder!

4- Assim que finalizamos o treino, os furinhos a mais começam a se fechar. Dependendo do esforço físico, podemos permanecer com o metabolismo mais alto do que o normal por até 10h após o fim da nossa ginástica! Os furos vão sendo tapados com o passar do tempo. É um benefício pouco falado da atividade física. O nome técnico desse efeito chama-se EPOC. Dentro desse período, podemos comer mais e engordar menos.

5- Toda vez que vamos encher o balde, ou seja, nos alimentar, e colocamos mais do que o balde suporta, ele transborda. O que cai para fora, vira gordura no nosso corpo. Se exageramos, acumulamos. Isso é um dos motivos para respeitar as famosas “3 em 3 horas”. Fracionando a alimentação, evitamos esse transbordo. Assim, os lanches não precisam ser tão pequenos e as maiores refeições, tão grandes. Evite exageros pontuais. Aqueles: “só uma vezinha”.

6- Não adianta fazer a compensação que quiser depois do exagero: ficar horas sem comer, malhar em dobro no dia seguinte, começar dieta na segunda… O que transbordou, já virou gordura localizada. E não é necessariamente isso que vamos eliminar nas compensações. O saldo tende a ficar positivo sempre. Com isso a flacidez e as gorduras localizadas só aumentam…
Mantenha sempre seu balde com os furinhos abertos e seu metabolismo alto! Sem dietas radicais, sem compensações, não fique muito tempo sem comer e mantenha a consciência sempre! Bons hábitos são fundamentais e adquiridos com o tempo. E não de um dia para outro!



.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha, couve, gengibre, banana verde e 03 cápsulas de psillium
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com cottage

Lanche da Manhã - 09h
- 01 kiwi
- 01 colher de sopa de semente abobora

Almoço - 12:30
- 14 peças de japa (sushis e makis)
- salmão grelhado 

Lanche da Tarde -15h
- 01 banana amassada com farelo de aveia
17:30
- 01 iogurte Fit com amaranto

Jantar - 20:50
- salada de alface, tomate, brocolis
- frango desfiado
- penne integral
- 01 mini pizza de mussarela com calabresa

8 comentários:

  1. muito legal essa materia!!!!! e bom para vermos como e o nosso metabolismo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Ótima matéria, até já coloquei nos meus arquivos de Ra no meu Pc.
    Quando eu era magra eu comia tudo, mas malhava muitooo ERA ÓTIMO
    Hoje sonho com essa fase novamente.
    Abração
    Grazi

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação. Ficou mais claro, sem aquela linguagem técnica. Eu quero muitos furos!!!!!!!!!!! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Joanna!
    Gostei da informação. Preciso fazer Grandes furos no meu balde. Pq o meu transbordou...kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa muitoo bom adorei as informações neste post... Vou caprichar nos furos rss. Bjs.

    ResponderExcluir