quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ganhando para perder, perdendo para ganhar


Olá!
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é bem interessante! vale a pena ler!


Ganhando para perder, perdendo para ganhar

Normalmente as pessoas só estão interessadas em perder ou ganhar medidas por acreditar que esta é a única forma de alcançar um corpo mais estético e mais harmônico. Só que muitas vezes o resultado pretendido pode ser alcançado justamente de forma inversa, de forma mais rápida e mais eficiente. Por isso, fica a dica: pense duas vezes se você precisa realmente ganhar ou perder medidas. Algumas vezes basta parecer que você perdeu ou ganhou para alcançar o objetivo estético desejado.

O grande problema quando o aluno deseja “perder” é que a atividade física não tem o poder de queimar gorduras de uma única região. Quem faz isso é a lipoaspiração! Não importa qual seja o exercício, o corpo perde gordura como um todo. Não pense você que o abdominal queima gordura da barriga, porque não é verdade. Então, se quiser perder medidas em uma determinada parte do corpo, terá que perder no corpo todo, o que pode causar revolta em alguns alunos, mais especificamente alunas, quando informadas que para afinar cintura vão perder medida de perna e bumbum junto.

Neste exemplo, de mulheres que desejam uma cintura menor  e no final das contas perdem medidas no corpo (perna, glúteos e etc), talvez, dependendo do corpo, fosse mais fácil aumentar a musculatura das coxas e um pouco de costas, para que a cintura pareça menor. Expanda sua mente: para que uma parte do corpo pareça menor nem sempre é preciso que ela de fato seja menor nem perder medidas, algumas vezes basta aumentar a medida daquilo que a cerca.

Também é possível deixar um braço com a aparência mais fina quando se faz um treino bem feito de costas e ombros. Um culote pode parecer menor quando a musculatura lateral da perna está desenvolvida. É só saber jogar com a ilusão de ótica e procurar harmonizar as medidas do corpo. Infelizmente não existe uma fórmula geral, tudo vai depender do corpo do aluno. Cabe ao professor avaliar a estrutura do aluno e traçar um plano de trabalho para tentar alcançar o objetivo estético desejado.

Quando o problema está em ganhar, geralmente em grupamentos musculares mais difíceis de hipertrofiar,  também é possível fazer com que um grupamento que teima em não crescer pareça maior reduzindo a carga de treino de outro grupamento vizinho. Por exemplo, quanto maior a coxa, menor vai parecer a panturrilha. Se o aluno reclama de panturrilha fina e está tendo dificuldades para ganhar medidas nesta região, enquanto não alcança seu objetivo o professor pode optar por um treino de definição da musculatura da coxa em vez de hipertrofia, assim a perna fica mais harmônica e a panturrilha parecerá maior.

Profissional de educação física não pode se limitar a “ganhar medida” ou “perder medida”, deve ter por objetivo ressaltar os pontos fortes do corpo do aluno e procurar amenizar os pontos fracos. Para isso existem inúmeros recursos além de ganhar massa ou perder gordura. Um bom profissional sabe esculpir um corpo jogando com vários recursos e principalmente procurando caminhos alternativos para alcançar o resultado final pretendido pelo aluno.

Muitas vezes precisamos ganhar para perder ou perder para ganhar. Questão de harmonia.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES



Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com couve, salsinha, gengibre e psillium
- 01 pão de forma integral light com creme de ricota light

Lanche da Manhã - 09h
-sementes de abobora
- beauty drink

Almoço - 11:40
- salada: alface, tomate, cenoura, couve flor, aspargos, mini repolho
- risoto de funghi
- tilapia assada ao molho madeira com alcaparras
 
Lanche da Tarde - 15:30
-01 maçã
17:20
- 01 pedaço de pavê de chocolate

Jantar - 20:10
- wrap integral com alface e soja com molho de tomate
- 02 fileiras de chocolate amargo


4 comentários:

  1. bem interessante, pra ter um corpo legal nem sempre temos que perder em medidas no corpo todo! Mas o braço é complicado acho que ele tem que afinar e ponto (cabeça dura que só vendo), bjs

    ResponderExcluir
  2. Verdade Joanna, as vezes ficamos ligadas ao peso na balança, a medida da cintura e não nos damos conta do todo...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha pensado sob esse prisma! Realmente, temos que ser capazes de abrir a nossa mente e explorar todas as possibilidades!
    É um ótimo artigo!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, MUITO ACERTADO. Beijo.

    ResponderExcluir