quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mito: Ovo faz bem ou mal?!

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre o mito do ovo! Se ele faz bem, faz mal, e etc... eu, estou numa fase de comer ovos todos os dias...no café da manhã sempre como um ovo caipira! Ordens da minha nutricionista! Ela mandou eu comer até no máximo 02 ovos por dia! 
Bom...leiam a matéria que é interessante!


Meu ovo!


Durante muito tempo ele foi vilão, visto como um alimento perigoso e até mesmo nocivo. Porém, faz pouco tempo, ele foi absolvido e hoje desfila com o rótulo de “super alimento”.
Façam as pazes com o ovo. Ele é um alimento tão completo e nutritivo que a Organização Mundial da Saúde sugerir que ele seja utilizado como alimento padrão de referência para determinar a qualidade proteica de outros alimentos. Além de serem uma ótima fonte de proteínas, ovos também contem as vitaminas A, D, E, K e vitaminas do chamado “complexo B”, todas muito importantes para o nosso organismo. Também são excelentes fontes de fósforo, ferro, magnésio, sódio e potássio.
O ovo é uma fonte rica de proteínas (cerca de 7g, 4g na clara e 3g na gema). Ao contrário do que muitos pensam, não é necessariamente um alimento calórico. Um ovo tem, em média 80 calorias, porém, se você retirar a gema vira um alimento de baixíssimas calorias e ainda assim continua sendo rico em proteínas. A gordura contida na gema não é tão ruim, é do tipo “menos pior”, conhecida como gordura insaturada, que, na quantidade adequada, tem uma série de benefícios para o organismo.
Ovo é um bom alimento. Mas deve ser ingerido nas quantidades indicadas. O fato de ser um bom alimento não quer dizer que possamos comer dez ovos por dia. Isto não seria indicado, uma vez que a gema pode contribuir com o aumento do colesterol. Porém é necessario fazer uma ressalva aqui: uma das funções do colesterol é sintetizar a testosterona, que é a maior responsável pelo ganho de massa muscular. Então, não devemos ultrapassar o limite máximo estipulado pelos médicos, mas também não devemos nos alimentar com a mentalidade de erradicar o colesterol, pois ele tem uma função importante para quem quer ganho de massa muscular.
As claras estão liberadas, são inofensivas. Porém muito cuidado com essa brincadeira de Rocky Balboa de ficar comendo clara crua. Não tem necessidade disso. Caso você faça questão de ingerir as claras cruas, para sua segurança, quebre o ovo e imediatamente coma as claras, para evitar contaminação, caso contrário, você corre o risco de ingerir, além das claras, salmonelas e outros micro-organismos. Mais um motivo para não comer ovo cru: ao cozinhar o ovo você inibe a ação de uma proteína chamada “avidina”, que normalmente se ligaria a uma vitamina chamada “biosina” (muito importante para nosso organismo)  impedindo sua absorção. Por isso, vamos deixar de preguiça e cozinhar os ovos!
Você deve estar se perguntando porque tantas subcelebridades fazem dietas com trocentas claras de ovo por dia nas proximidades do carnaval. Acredito eu que a razão principal seja que o ovo é uma das poucas fontes de proteína que pode ser ingerida praticamente sem gordura (a clara). É uma forma de obter proteína sem ter que ingerir a gordura que normalmente acompanha as carnes. Nem preciso dizer o que eu acho que quem fica duas semanas comendo só clara de ovo com batatas, né? Dietas tão restritivas não são saudáveis.
Nutricionistas divergem sobre a quantidade de ovos que pode ser ingerida. Há quem recomende uma média de cinco ovos por semana, há quem diga que dois ovos ao dia não causam qualquer mal ao organismo. Porém, se você tem alguma alteração no perfil lipídico do seu exame de sangue, talvez tenha que abrir mão da gema. O fato é que o mito de um ovo por semana já está desacreditado.
Não se deixe intimidar pela cor da casca dos ovos. Tanto faz. Ovos de casca branca ou de casca escura tem o mesmo conteúdo, a coloração depende da raça da galinha, não é determinante para o valor nutricional do ovo. E muito cuidado com ovos que não sejam de galinha, alguns podem ser bastante calóricos. Não pense que todo ovo é igual.
Inclua o ovo, com ou sem gema, dependendo do caso, sem medo na sua dieta diária, pois ele é de fato um super-alimento.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão 
- suco de abacaxi com salsinha, gengibre, banana verde e linhaça
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com 01 ovo caipira e cottage

Lanche da Manhã - 09h
- mix de sementes de abobora com girassol e edamame
- colágeno hidrolisado
11h
- edamame de wasabi

Almoço - 12:50
- salada: alface, tomate, cenoura, brocolis, couve flor, pepino, milho, champignon e kani ao molho de alcaparras
- peixe grelhado

Lanche da Tarde - 15:40
- 01 maçã
- colágeno hidrolisado

Ataque TPM - 17:30 às 19:30
- 01 saco pipoca microondas 0%gordura
- 01 pacote biscoito tipo salpete com recheio baunilha

10 comentários:

  1. tudo em quilibrio faz bem, não é?
    beijossss

    ResponderExcluir
  2. é ótimo tirar o tabu sobre o ovo... valeu...
    bjs
    tati :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou nova por aqui e estou adorando suas dicas, eu amo ovo e saber que ele faz bem é bom de mais! Beijos!
    By: acordameninacintiapelegrini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, eu adoro ovo, só não como cru, de resto...

    ResponderExcluir
  5. Amooo ovo..uma loucura, como quase todos os dias, além de ser ouco calorico, SACIA MUITOOO

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei as suas dicas, principalmente essa de ovos! Estou entrando agora num regimão e resolvi postar o dia-a-dia no meu blog! ;) Beijos
    By: http://foconoregime.blogspot.com.br/ - Faça-me uma visita, preciso de incentivos -

    ResponderExcluir
  7. minha nutri pediu pra comer ovos kkkkkk estou comendo muito derivados do leite ... em fim .mo maximo 2 por dia, ainda bem que o preço ta menor kkk bjus linda.

    ResponderExcluir
  8. menina hoje estou no dia de proteina pura, sem tempo e sem muita opção... resultado comi 5 ovos cozidos hoje...

    ResponderExcluir
  9. Eu particularmente adoro ovo. Muito boa essas informações. Bjs

    ResponderExcluir