quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mito de parar de fazer musculação!

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre o mito do que acontece com o nosso corpo quando paramos de fazer musculação... 


Não para… não para…


É muito comum escutar pessoas dizendo que não querem praticar musculação porque “quando para, cai tudo”. Será que isso é verdade?
Não, não é. Infelizmente, com o tempo, cai tudo de quem malha e de quem nunca malhou também. A Lei da Gravidade é democrática. O que acontece é que quem treina regularmente está acostumado a um corpo mais firme, com mais massa muscular e quando para de treinar, perde um pouco de massa muscular com relativa rapidez, o que faz a pessoa acreditar que sofreu um grande estrago pelo decréscimo qualitativo do seu corpo em um curto período. Mas, basta um exercício imaginativo para perceber que se esta mesma pessoa nunca tivesse treinado, seu corpo estaria bem pior.
Sim, musculação é “prisão sem grades”, mas no sentido de que, para manter seu corpo como está, é preciso continuar treinando. Musculação (como qualquer outra atividade física) não oferece resultados estéticos perenes, eternos. Isso não quer dizer que seu corpo piore se você parar de treinar. Ele apenas volta a ser o que sempre foi antes da musculação. Pode até ocorrer uma piora qualitativa, porém não é como efeito colateral da musculação em si.
Mas, sempre tem algum sádico que nutre ódio por atividade física para mandar um e-mail propagando estas lendas urbanas. Daí vem aquelas fotos de uma pessoa cheia de dobras, parecendo um Sharpei, acompanhada de uma história triste sobre como a musculação embarangou aquele praticante. Em casos extremos de usuários de anabolizantes pode ocorrer um excesso de pele ou flacidez, mas a culpa não será da musculação e sim dos hormônios. Se você treinar dentro dos limites do seu corpo, jamais esticará a pele de modo a que ela não volte ao normal quando sua massa muscular diminuir.
Outra injustiça é colocar na conta da musculação quando a pessoa engorda. Fulaninha parou de treinar e engordou? A culpa não é da musculação, é da Fulaninha que, sabendo que estava gastando menos continuou comendo mais. Parar de treinar não engorda, porém parar de treinar implica em um gasto calórico menor e por isso se a pessoa mantiver a mesma alimentação pode acabar engordando.  A solução é simples: gastar calorias de outra forma ou colocar menos calorias para dentro.
Musculação não vai piorar seu corpo. Muito pelo contrário, musculação vai te dar um benefício eterno de poder voltar a treinar a qualquer momento e recuperar a boa forma com rapidez (para mais informações leia a postagem sobre memória muscular). Qualquer piora estética que ocorra depois da interrupção da musculação pode ser creditada à genética, à idade ou à Lei da Gravidade, mas não à musculação. Quem te falar o contrário desconhece o assunto.
Pode investir na musculação, porque é uma das melhores modalidades de atividade física na relação custo/benefício, sobretudo no que diz respeito a saúde e qualidade de vida. Nada de terrível vai te acontecer quando você parar, ao menos nada que não fosse acontecer naturalmente. O que causa estragos no seu corpo são anabolizantes tomados de forma irresponsável, alimentação incorreta e o próprio decurso do tempo. A musculação é inocente, coitada.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha, gengibre, banana verde e linhaça
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com 01 ovo caipira e cottage

Lanche da Manhã - 09h
- mix de sementes de abobora, girassol e edamame sabor wasabi
- colágeno hidrolisado

Almoço - 12:50
- salada: alface, tomate, beterraba, brocolis, champignon, palmito, kani, milho e vagem ao molho de azeitonas
- 01 colher de servir de arroz 7 grãos
- penne ao molho de atum
- peixe grelhado

Lanche da Tarde - 15:30
- 01 maçã
- colágeno hidrolisado

Lanche Antes da Academia - 17:15
- vitamina de banana com whey e amaranto

Jantar - 19:30
- salada de alface, tomate e couve flor
- arroz vermelho
- 1/2 lata de atum

4 comentários:

  1. Gravidade,kkkk não tem como lutar contra ela.. bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo. Musculação é tudo! Não quero parar nunca mais! =)
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. eu já tinha escutado muito isso, e confesso que tinha um receio por conta, ainda bem que não é bem assim as coisas, quem sabe num entro na academia! bjs

    ResponderExcluir
  4. e por isso que se chama Mito.
    beijos, obrigada pela informação

    ResponderExcluir