quarta-feira, 5 de junho de 2013

Importância do Sono!


Olá!


quarta feira é dia de post do "OSP" e hoje escolhi um texto sobre a importância do sono para o processo do emagrecimento e melhores resultados nas atividades físicas!


Vale a pena ler!


#BoaNoite




Já sabemos que o sono é parte fundamental do conjunto de medidas que devemos adotar para melhorar o rendimento nas atividades físicas, especialmente nos treinos de musculação. O sono é fundamental pois é durante o sono que ocorre a recuperação muscular. De nada adianta treinar pesado, fazer uso dos mais diversos suplementos, se você não dá ao corpo o devido descanso. O tempo de descanso é muito relativo, pode variar de pessoa para pessoa, mas a recomendação é de, em médica, oito horas de sono seguidas.

Além de recuperar sua musculatura, já foi constatado que a privação de sono, entenda-se, dormir menos de oito horas por dia, tem como efeito colateral a produção de GRELINA (apelidada carinhosamente de “hormônio da fome”), responsável por aumento da sensação de fome e retardamento da sensação de saciedade. Ou seja, pessoas que dormem pouco sentem mais fome e demoram mais para sentir-se satisfeitas.

E se você está pensando que pode dormir poucas horas de um dia para o outro se compensar com uma sonequinha no meio da tarde, saiba que não é bem assim. O mecanismo de recuperação muscular se dá em grande parte através da liberação de hormônio do crescimento (gH), que além de agir na  restauração de tecidos musculares e ósseos também atua nos cabelos, unha e pele. Este hormônio só é secretado de forma considerável nos períodos de sono profundo. Nosso sono se divide em diversas fases ou ciclos, que vão do mais leve ao mais profundo. Para que o sono seja considerado satisfatório, você tem que passar por esse ciclo todo várias vezes na mesma noite, de forma contínua. O que significa, no mínimo, oito horas seguidas de sono.

Se o sono pode fazer muito por sua atividade física, saiba que a atividade física, por sua vez, também pode fazer muito pelo seu sono. Estudos do American College of Sports Medicine comprovam que a prática regular de atividade física melhora a qualidade do sono. A atividade física ajudaria a regular a temperatura corporal e os neurotransmissores de nosso cérebro e, por conseqüência, isto acarretaria um sono seria mais reparador e eventuais distúrbios do sono seriam minimizados. Há relatos na literatura médica de pacientes que deixaram de fazer uso de remédios para dormir após uma rotina de atividade físca.

A prática regular de atividade física auxilia não apenas a um sono de melhor qualidade, como também pode ser de grande valia para combater alguns casos de insônia, fazendo com que a pessoa adormeça de forma mais rápida. E mesmo para você que não tem insônia, está comprovado que a prática regular de atividade física também tem o poder de preveni-la.
Metade das pessoas adultas tem problemas envolvendo sono no Brasil, segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia. Cerca de 20% da população mundial sofre de insônia, segundo dados da Sleep Foudation (EUA). A maior parte destas pessoas são medicadas sem antes tentar realizar uma atividade física com regularidade.
Dormir ajuda você a ter melhores resultados nas suas atividades físicas e praticar atividade física te ajuda a dormir com mais facilidade, por mais tempo e melhor. É um círculo virtuoso onde todos ganham. Proponho a vocês que façam o teste e se programem para dormir pelo menos oito horas de sono durante apenas uma semana e observem os resultados. Você vai constatar uma melhora significativa no seu rendimento e com isso promoverá uma melhora na sua qualidade de sono.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06:05
- ½ copo de água com ½ limão 
- suco de melão com salsinha, couve, gengibre e linhaça
- 01 fatia de pão de forma 100% integral light com cottage

Lanche da Manhã – 09h
- 01 banana


Almoço – 11:50
- limonada
- purê de batata
- farofa
- feijão
- tilapia empanada

Lanche Antes da Academia - 17:10
- 01 iogurte Fit com aveia

Jantar - 19h
- salada de alface, tomate, cenoura, brócolis e couve flor
- 02 mini hambúrgueres assados de soja 

15 comentários:

  1. Cara, eu adoro esses teus posts! Eu sou uma 'dormidora' nata. Adoro dormir, preciso de pelo menos 7hr de sono por dia, se não eu fico insuportavel, mau humorada e SIM a dieta vai sempre por 'àgua abaixo' nesses dias! Inacreditável.
    Obvio que eu queria dormir as 8 horas por dia, mas as vezez NÃO DÁ!
    Eu não durmo durante o dia porque quando eu acordo quero comer MEIO MUNDO, não sei porque, mas é. Hehe!
    Sono curto = comer demais.
    Pelo menos pra mim.
    Beijocas! :)
    Sche.
    Ei, o nosso desafio tá 'quase' . Vai rolar um outro depois, né? Se sim tenho umas ideias legais! Ebaaaa.. Hehe.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Poooxa vida, eu adoro dormir =)
    hahahaha!
    Queria dormir muito, ainda mais no tempo frio..
    Que bom que ajuda no nosso processo!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  3. Oiie Lindona!
    Adorei o post sobre sono! Como eu sempre falo 8hrs é bom, mas 10hrs é o melhor, me sinto outra pessoa. Mas se dormir mais do que isso fico sonolenta o dia inteiro!
    E o sono e o exercício regulam o apetite também, né? Eu percebi que a última semana sem exercícios regulares me deixaram meio descontrolada! Enfim, rotina é tudo para o emagrecimento.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Dormir bem ajuda e muito mesmo.
    Eu fiquei 3 dias sem dormir direito e no 4º dia não consegui nem malhar, tava um bagaço.
    Ótimo post, bjus.
    http://emagrecabela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei!
      nao consigo comentar no seu blog pq tem q ser do google + e eu nao sou!!!!!
      bjs

      Excluir
  5. Muito bom o post. É pura verdade... o sono é muito importante, nosso aliado. Eu, com sono, nem penso direito e saio comendo besteiras!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bah, eu só não fico pior com sono do que fico com fome... Ninguém me aguenta! Hehehhe!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo. Quanto menos dormimos mais sentimos fome. Não preciso nem passar uma semana fazendo o teste, como diz o texto. Sei bem como é.
    E, é ideal para o músculo "crescer"/se desenvolver melhor.

    Então, vamos treinar pesado e depois dormir!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Meu defeitooooo, dormi demais!!! Karaca se não durmo 8h por dia, ixiii, fico chata e acaba me dando mais ansiedade e consequência, comelâncias!!! Então vamos dormir,kkk

    ResponderExcluir
  9. Oi Jo, eu acordo super cedo e, na maioria das noites, durmo menos que as 8h recomendadas sem prejudicar o dia seguinte. Passei a dormir bem melhor depois que inicie a AF, mais uma vantagem, né?
    Agora essa de ter mais fome, foi muito bom saber, preciso dormir mais...

    Beijão


    ResponderExcluir
  10. desculpa .. não li o post por que o tempo ta curto .. mais vim agradecer a vc sobre o desafio ..tem ajudado muitas meninas inclusive a mim.,. que as vezes faço algo que naum pode e lembro de vc kkkkkk ..um belo incentivo ..beijos,.

    ResponderExcluir
  11. Esse post é muito importante pra mim, uma vez que o meu sono tem sido péssimo.
    Acordo 2 ou 3 horas da manhã e não consigo mais dormir.
    Isso tem acontecido todos os dias.
    Acho que pela ansiedade da cirurgia que acontecerá este mês.
    Muito obrigada pelo post e continue nos abençoando com suas dicas.
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei!
      ja to te seguindo no se blog, mas nao consigo comentar nada pois pra comentar tem q ser do google + e eu nao sou!
      bjos

      Excluir
  12. Ei, Joaninha!

    Assim como tudo na vida, o excesso de sono e do ato de dormir não é bom. O ideal é ter equilíbrio. O corpo e alma agradecem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ta explicado por que tenho sentido tanta fome desde que o Rafael nasceu alem de amamentar durmo muito pouco e mal aff tenho que me segurar pra nao ficar comendo o dia todo. Rs Otimo post

    ResponderExcluir