quarta-feira, 27 de março de 2013

Com Pain, No Gain

Olá!

Hoje é quarta e é dia do post do blog do "OSP"


Com Pain, No Gain





Como diferenciar uma dor normal após o treino daquela dor de lesão? A dorpós-treino “dói menos”. O problema é que quem nunca experimentou ambas não vaiter um parâmetro comparatório para identificar cada uma dela. Para te ajudar,aqui vão algumas dicas para diferencia-las.

O primeiro diferencial é o momento em que a dor se apresenta. Geralmente ador fruto de lesão se inicia horas após o treino, enquanto que a dor normal dopós-treino costuma aparecer entre 24 e 48h após o treino. A dor de lesão seapresenta de uma forma mais imediata, quando você percebe, está morrendo dedor. Já a dor pós-treino aumenta gradualmente ao longo do dia.

A intensidade da dor também é um diferencial. A dor pós-treino não éincapacitante, ou seja, você consegue executar todos os movimentos (ainda quecom certo desconforto) enquanto que a dor da lesão pode incapacitar paradeterminados movimentos. Vale lembrar que a dor pós-treino que se segue aoprimeiro treino (ou ao primeiro treino quando há alteração dos exercícios)costuma ser muito intensa e pode ser parcialmente incapacitante por um curtoperíodo de tempo, por isso, se for uma dor após o primeiro treino, observe commais cautela.

A dor pós-treino dura, no máximo, de cinco a sete dias e vai diminuindogradualmente com o passar dos dias, enquanto que a dor da lesão não diminuí,muitas vezes até aumenta com o passar do tempo. É por isso que jamais se indicaa ingestão de anti-inflamatórios para uma aluna que se queixa de dorpós-treino, é necessário vivenciar esta dor para saber se ela aumenta e avaliarsua intensidade. Medicação pode mascarar uma lesão e com isso agravar suasconsequências. Professor de Educação Física não está autorizado a prescrevermedicação para alunos, ok? Desconfie de quem te manda tomar anti-inflamatório.

Os locais da dor também podem dar um bom indicativo do tipo de dor.Articulações não devem doer no pós-treino, apenas os músculos. E mesmo a dormuscular pós-treino, só é sentida quando da movimentação da musculatura(contração muscular). Dores ósseas, articulares ou nos tendões significam umavisita ao ortopedista.

Outro sinal importante é que a dor pós-treino tende a diminuir ao longo daprática de atividade física, enquanto que na dor de lesão o corpo manda umsinal claro e inconfundível de “pare com isso, AGORA”.
Um bom exame da área dolorida também pode te ajudar a diferenciar a dorpós-treino da dor de lesão. Se a área estiver vermelha, roxa, com edema(inchada) ou com qualquer outro sinal aparente de anormalidade, são grandes aschances de que você tenha uma lesão.

Na dúvida, PARE. NÃO TREINE. PROCURE UM ORTOPEDISTA. É chato, dá trabalho etodo mundo odeia ir a um médico, mas eu te garanto que mais chato ainda épassar por uma cirurgia ou por semanas de fisoterapia. Evite que o problemaaumente. Existem lesões que, se não tratadas podem se tornar crônicas, ou seja,para o resto da sua vida. E não vá pensando que, como a dor não aumentou, nãoprecisa procurar um médico. Existem lesões como a tendinite onde a dor pode semanter constante por semanas e isso não quer dizer que a lesão não esteja lá.“Sem dor” não é sinônimo de “Sem lesão”

Analise todos os aspectos citados no texto a avalie sua situação. Ouça seucorpo em primeiro lugar, nosso corpo fala conosco. Aprendendo a ouvir seu corposeu treino renderá muito mais. E na dúvida, procure um ortopedista. Muitasvezes nossa vontade de não estar lesionados é tão grande que nos enganamos etentamos nos convencer de que não estamos com tanta dor e que esta dor não élesão. Não caia nessa armadilha, pois ela pode acabar te deixando parado pormeses.

Uma dica final: mulheres, cuidado com a cadeira adutora, pois ela étraiçoeira. Você faz o exercício, não sente nada, e no dia seguinte estáandando como um marreco tamanha a dor. Homens: cuidado com o exercício roscabíceps, por mais tentador que seja se exibir com um halter enorme, se vocêexagerar no dia seguinte ficará com os braços encolhidos fazendo cosplay deTiranossauro.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06:50
- 01 copo pequeno de refresco de laranja
- 01 colher de sopa de semente de abobora

Lanche da Manhã – 08:50
- 01 banana

Almoço – 11:55
- salada: alface; tomate; beterraba; vagem e couve refogada
- ½ concha de feijão
- frango grelhado 

Lanche da Tarde – 15h
- 01 maçã
17:30
- 01 copo pequeno de Gazpacho

Jantar - 20h
- salada de alface, tomate e cenoura
- salpicão

3 comentários:

  1. Sabia que eu adoro treinar e ficar com essas "dorzinhas" após o treino? kkkk... Louuuuca, louuuuquinha, né?!

    Mas, é verdade. A sensação é que fiz tudo direitinho e com esforço.

    Bjs

    ResponderExcluir