quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia 10 - O Metabolismo!

Olá!
Hoje estou no décimo dia da dieta...até então estou indo bem, fazendo tudo direitinho e ainda com humor! rs...
Mas, quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre o metabolismo! ótimas dicas sobre o funcionamento e tipos de metabolismos! leiam pra saber mais!!!!


MAIS DO QUE DIETA PARA EMAGRECER

 


Já falamos sobre metabolismo aqui, mas hoje vamos dar uma olhada mais de perto nesse mecanismo complexo que pode tanto te ajudar como te prejudicar, dependendo do seu objetivo.

Metabolismo é qualquer reação química operada pelo nosso corpo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. Normalmente prestamos atenção apenas ao metabolismo energético, que é o que se reflete na nossa silhueta, mas diariamente nosso corpo se vale de processos metabólicos para coisas muito importantes (exemplo: fixar cálcio nos ossos).

Falemos de quem nos interessa: o metabolismo energético. Uma simples equação determinará se a pessoa vai engordar ou não: a quantidade de calorias gasta vai ter que ser maior do que a quantidade de calorias ingeridas, caso contrário, haverá uma sobra, um excesso não aproveitado de calorias que vai virar gordura. Nesta equação, o metabolismo entra como a quantidade de calorias que será consumida. Quanto mais o corpo consumir, menores as chances de existir um excesso que vire gordura.

Normalmente quem quer emagrecer foca apenas na dieta. Acelerar o metabolismo (fazer com que ele gaste o máximo de energia em cada atividade)  somado ao fato de colocar menos calorias para dentro é a receita de sucesso para emagrecer, para que na conta final, você gaste mais do que consumiu. Um projeto de emagrecimento de sucesso tem que conjugar estes dois fatores: gastar mais, ingerir menos. Apenas gastar mais ou apenas ingerir menos não costuma ser o suficiente para operar uma mudança significativa no seu corpo. Como ingerir menos você já sabe: alimentação equilibrada e sem excessos. Agora vamos ver como gastar mais.

O metabolismo energético, ou seja, o que vai determinar o quanto de calorias você vai queimar, pode ser mensurado levando em conta três fatores: 1) taxa de metabolismo basal,  2) energia gasta e  3) efeito térmico dos alimentos. Estas são as três formas do seu corpo gastar calorias. Vamos entender um por um para aprender como acelerá-los?

1) METABOLISMO BASAL: Mais da metade da energia que você gasta por dia é voltada para se manter vivo, para funções vitais como batimentos cardíacos, respiração, manutenção da temperatura corporal. O gasto de energia para que o corpo desempenhe essas funções vitais se chama Taxa de Metabolismo Basal e ele é responsável pela maior parcela de gasto de energia corporal.

O fator determinante para que essa taxa de metabolismo basal se eleve cada vez mais é a quantidade de massa muscular que você tem no seu corpo: quanto mais massa, mais calorias seu corpo consumirá para se manter vivo, sem que você mova um dedo. Portanto, aumentar sua massa muscular (massa magra) é uma forma muito eficiente de gastar mais calorias diariamente para se manter vivo.

2) ENERGIA GASTA: Outro fator que vai determinar o quanto de energia você vai gastar (e quanto mais gastar, menos vai estocar na forma de gordura!) é a energia gasta pelo seu corpo em outras funções que não sejam aquelas básicas para se manter vivo. O principal exemplo é a energia gasta em atividade física. Qualquer movimento gasta energia, mas a atividade física está pensada para tirar o melhor proveito possível em matéria de metabolismo. Este fator depende apenas de você, portanto é seu maior aliado na tentativa de melhorar seu metabolismo.

3) EFEITO TÉRMICO DOS ALIMENTOS: Por fim, temos o efeito térmico dos alimentos, que consiste em toda a energia que seu corpo vai gastar para ingerir e digerir alimentos. Sim, digerir dá trabalho, acelera o metabolismo e faz seu corpo queimar mais calorias durante o processo, durante um prazo de aproximadamente três horas. É por isso que sempre se recomenda não ficar muito tempo sem comer. Comer de três em três horas é uma forma de manter seu metabolismo sempre acelerado e gastar mais energia que o normal. Uma dica: proteína animal ajuda a elevar a taxa de metabolismo basal de forma significativa. Mas cuidado, não adianta elevar o metabolismo comendo muitas calorias, no final das contas o corpo não conseguirá queimar tudo e haverá estoque de gordura.

Boa parte do metabolismo está determinado geneticamente, mas existe um percentual que depende de você. E as principais providências para acelerar seu metabolismo e por consequência gastar mais energia e estocar menos gordura são: adquirir mais massa muscular, controlar a ingestão de alimentos muito calóricos, se alimentar em pequenos intervalos,  praticar atividade física, ingerir muita água. Sempre que puder coloque estas dicas em prática.

Uma última dica. A taxa metabólica aumenta em 25% nas 12 horas que se sucedem à prática de uma atividade física aeróbica intensa. Mas isso não quer dizer que você possa comer qualquer coisa depois de se exercitar e não vá engordar. Quer dizer que haverá um gasto calórico do seu corpo maior nesse período. Mas se a pessoa exagerar no que come, o gasto maior não será suficiente para queimar tudo e ela vai engordar sim! Nada de cometer atrocidades após o treino!

Siga estas dicas para acelerar seu metabolismo, sobretudo se você está em uma fase estagnada da dieta e constate: o progresso será notório.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- água morna com meio limão, 50ml de suco de aloe vera  e 15 gotas de própolis
- suco de melão com hortelã, salsinha, ativo de maca,  biomassa de banana verde e gergelim
- 01 pedaço de batata doce

Lanche da Manhã – 09h
- mix de sementes de girassol e abobora
- colágeno hidrolisado

Almoço – 12h
- salada de alface, tomate, brocolis,  couve flor, beterraba, pepino, batata baroa e couve
- arroz integral
- Linguado grelhado

Lanche da Tarde – 15h
- colágeno hidrolisado
- suco de melão com hortelã, salsinha, ativo de maca,  biomassa de banana verde e gergelim
 18h
- 01 banana

Jantar - 20h
- salada de cenoura, tomate, brocolis e couve refogados
- batata doce
- atum light

6 comentários:

  1. muito legal que vc ta se saindo bem na dieta
    e adorei a materia
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Jo, tá lindo demais o seu cardápio! Parabéns pela determinação =)
    Virou um Comer de três em três horas. Sinto até fome, porque minhas porções estão menores. To tentando tomar água gelada (curto mais na temperatura ambiente), mas gelada ajuda muito né ?
    Um beijo
    Ca

    ResponderExcluir
  3. Nossa que demais!!
    Nosso corpo é complicado né...

    bjuu

    ResponderExcluir
  4. Adorei essas informações sobre metabolismo. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Que bom em moça?? Dietinha certinha, bão D+!!
    Quanto há essa matéria sempre bom ter informação!
    Sempre é bom aprender, descobrir novas formas, aprender sempre é o melhor caminho!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, garota!! Mantenha-se assim, está ótima.
    Adorei a matéria, sempre bom lermos a respeito.
    Tenha um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir