quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Perigos das Saladas!

Olá!
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre saladas! De aliadas da dieta elas podem se tornar inimigas... leiam pra saber mais!!!!



Cuidado com a salada, às vezes ela contem coisas que não são boas para você!

É muito comum o mito de que em matéria de dieta, qualquer salada está liberada. Negativo, não é por ser uma salada que obrigatoriamente não vai engordar. Até para comer um prato de salada alguns cuidados devem ser observados, se não você corre o risco de comer salada mas ingerir as mesmas calorias que comeria em um prato de bife com batata-frita. Dependendo da forma como é preparada, salada pode engordar. E muito.

O primeiro grande problema da salada são os molhos. O ideal é não colocar molhos, apenas uma colher de azeite de oliva, vinagre, pouco sal e/ou limão. A menos que você tenha preparado o molho em casa e tenha absoluta certeza que ele não está carregado de sódio, conservantes, gorduras e até mesmo açúcar, esqueça os molhos. E esqueça os molhos prontos que vendem no supermercado também, dificilmente eles não pecam ou na gordura, ou no sódio (os valores nutricionais são mensurados sempre em quantidades irrisórias do produto, como uma colher de chá, ninguém come apenas uma colher de chá do molho!)

Salada de folhas é ótimo, pois elas auxiliam na sensação se saciedade, contém fibras e nutrientes importantes, mas salada só de folhas como refeição é uma furada. Folhas não tem todos os nutrientes que seu corpo precisa e mais cedo ou mais tarde o corpo vai gritar por eles, te fazendo comer ainda mais. O ideal é que a salada contenha também legumes cozidos ou crus, como cenoura, batata, milho, beterraba  e proteínas carne branca como peixe ou peito de frango grelhada.

Salada com bacon, com frios (peito de peru, salame, presunto etc), com iscas de carne (ainda que seja de frango) frita ou empanada, com torradinhas, batata palha, maionese e cia são uma armadilha. Melhor ser honesto e comer um belo prato de arroz com feijão, que provavelmente vai engordar menos e fornecer muito mais nutrientes.

Também existem outros ingredientes não tão óbvios que podem sabotar sua salada: tomate seco, mussarela de búfala, parmesão ralado, azeitona, berinjela marinada e ovinhos de codorna, por exemplo, podem fazer com que seu prato de salada deixe de ser light e passe a ser engordativo. Refogar legumes também pode estragar tudo, dependendo da quantidade de óleo usada.

Massa na salada: melhor comer um prato de macarrão com molho de tomate natural ou a bolonhesa. As chances de comer menos calorias são maiores, pois geralmente na salada a massa não é o único carboidrato e você pode acabar ingerindo-os em excesso sem perceber.

Uma boa salada deve conter:  folhas verdes,  legumes, proteína animal (preferencialmente carne branca e grelhada) e uma quantidade moderada de carboidratos.  Muito cuidado aos complementos, eles podem triplicar o valor calórico do seu prato. Se é para engordar, que seja com algo um pouco mais gostoso do que salada, não é mesmo? Engordar com salada é derrota!



.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com salsinha, hortelã e linhaça

Lanche da Manhã – 09h
- 01 mexerica
- colágeno hidrolisado

Almoço – 11:40
- salada de alface, tomate, brocolis,  couve flor, cenoura, repolho, vagem e abobrinha refogada
- arroz negro
- tilapia assada

Lanche da Tarde – 14:40
- sementes de abobora
 17:45
- 01 iogurte grego light com farelos de 03 cereais Nutry
Jantar -19h
- alface
- soja moída
- purê de abobrinha


9 comentários:

  1. Oi Jo, vejo que já voltou ao mundo light, rs... observei que quase nunca tem carne nos seus cardápios, é uma principiante a vegetariana?! Ou só não curte muito?! Rsrsrsr... eu tento evitar, eliminei a carne vermelha do meu cardápio a cerca de um ano e meio. Não é o fim do mundo, e é mais saudável. Vamos lá, força e fé. :) Amanhã irei me pesar, passa lá pra ver o resultado ,rs...

    ResponderExcluir
  2. oiee lindonaaaa
    ihh a gente acha que salada pode exagerar ne, mero engano.
    Elas tbm tem calorias, ainda mais os refogados
    bjos e boa quinta

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas...
    Quero experimentar o molho de iogurte que a mimis postou esta semana...
    bjcas

    ResponderExcluir
  4. kkk pior que é..ninguem merece comer salada e engorda..tem que ficar de olho mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Salada pra mim é o mais básico possível, nada de ficar inventando pq isso só agrega calorias rsrs beeijos

    missaobiquini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa menina quanta coisa q eu não sabia!
    Salada sou uma mulher menina, salada não gosto eu praticamente engulo a grande maioria delas! kkkkkk
    Mas acho q vou começar a fazer umas de frutas, sem molho não gosto!
    Bjos moça!

    meuemagraimentopaulaalmeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a postagem... eu já cansei de ver gente contando salpicão como salada... cheio de batata palha e afins... Cada ingrediente deve ser levado em conta...

    Passando pra visitar!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. muito legal a postagem!!!
    nao curto muito tempero na salada!!! então como ela in natura!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Perfeito muitas vezes deixo de comer saladas aqui nos restaurantes por com carregados de molhos. Beijos ótimo fim de semana

    ResponderExcluir