quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mãos e Punhos durante a musculação!

Olá!
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre a atenção que temos que dar as nossas mãos e punhos na hora da musculação! Vale a pena ler!

DEIXAR NA MÃO!

Já prestou atenção às suas mãos e punhos enquanto faz exercícios de musculação? Provavelmente não, geralmente o foco está no movimento que está sendo executado. Pois saiba que é importante prestar atenção neles. Eles podem estar trabalhando mais do que o necessário e forçando articulações importantes. Não espere surgir um problema para zelar por eles.

Em muitos exercícios a carga pesada pode acabar fazendo com que o aluno se segure com muita força no aparelho ou segure na barra apertando as mãos excessivamente. Isso gera uma série de lesões nas mãos e punhos que podem causar transtornos para a maior parte das pessoas, já que mãos e punhos são fundamentais para a prática das nossas atividades do dia a dia. Por isso, procure sempre se lembrar de não sobrecarregar mãos e punhos nos seu treinos.

Quando estiver executando o movimento preste atenção e avalie se a pressão e força exercidas estão adequadas. A mão e o punho não devem alavancar os movimentos, eles devem apenas segurar o aparelho ou a barra, mas sem fazer força excessiva. No caso de aparelhos, existem cintos muito parecidos com cintos de segurança que mantém o aluno no aparelho sem que este tenha que recorrer à força das mãos e braços para se segurar ali. Isto é mais comum na cadeira extensora, mas pode acontecer em outros aparelhos. Se o aparelho que você está usando não dispõe de cinto, você pode adquirir um em lojas especializadas nesse tipo de produto. Não é caro e pode salvar suas mãos e punhos. Nada de segurar o corpo na cadeira do aparelho com a força das mãos!

A posição das mãos também deve ser observada. A menos que você seja orientado expressamente de forma contrária, a mão deve estar alinhada com seu antebraço, como se fosse uma extensão dele. Não deve estar dobrada nem para cima, nem para os lados, nem para baixo, pois pode forçar seus pulsos. É muito comum cometer este erro em aparelhos como o Chest Press (aquele onde você está sentado e empurra duas barras para frente com os braços). Quando a carga é excessiva, a mão se desalinha do antebraço e o pulso tende a fazer uma rotação. Não deixe isso acontecer.

E não pense que por não estar sentindo nada não há qualquer problema em sobrecarregar suas mãos e punhos. Muita vezes o corpo suporta esses maus tratos durante algum tempo, mas com a reincidência a longo prazo acaba apresentando sinais de desgastes e lesões como por exemplo a tendinite. Não é porque não causou problemas que nunca irá causar. Fique atento às suas mãos, é uma área relativamente frágil com musculatura pequena, que não foi feira para trabalhos muito pesados.

A menos que a intenção seja malhar a musculatura das mãos, as mãos não devem fazer muita força. Quando o exercício está muito pesado para a musculatura à qual ele é destinado, a tendência é “roubar” e distribuir o peso também entre as mãos. Isso não é ruim apenas porque pode te lesionar, também é prejudicial para  o seu rendimento, que vai ficar abaixo do esperado, uma vez que a musculatura treinada dividiu sua tarefa com outros músculos, aliviando seu trabalho.

Malhar fazendo força com as mãos é perder tempo e se colocar em risco. A força que a mão deve fazer é apenas a força suficiente para segurar  a barra ou o aparelho, se a força exercida pelas mãos for determinante para realizar o movimento, tem alguma coisa errada.

Cuide bem das suas mãos, a gente só percebe a falta que elas fazem quando somos obrigados a imobilizá-las. Quando não houver outra alternativa, se a sobrecarga nas mãos e punhos for muito grande, você pode recorrer a bandagens elásticas que, apesar de serem muito criticadas, podem atenuar os danos causados.

Não é necessário utilizar um peso que lesione suas mãos e punhos para conseguir bons resultados, se você está sentindo algum desconforto avise ao seu professor e peça para ele trocar os exercícios que sobrecarregam a região com um novo estímulo que dificulte o movimento a ponto de que ele seja um desafio para você mesmo que com um peso não tão pesado.

Lembre-se: a força do exercício não deve ser feita com a mão, a mão apenas segura a barra ou o aparelho e para segurar não é necessário apertá-los até os dedos doerem. Caso o peso seja realmente pesado, a ponto das mãos não conseguirem segurar a menos que exerçam uma força descomunal, existe a opção de luvas com ganchos que desempenham o papel da mão e concentram a força nos músculos que realmente devem trabalhar.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com salsinha, gelo de couve, biomassa de banana verde e chia
- 01 fatia de pão de forma integral light com cream tofu

Lanche da Manhã – 09h
- 01 mexerica

Almoço – 12:30
- salada de alface, tomate e cenoura
- arroz integral
- soja moída

Lanche da Tarde – 15:40
- 01 banana
18:30
- 01 Activia zero com farelo de 03 cereais Nutry

Jantar - 21h
- japa vegetariano

2 comentários:

  1. muito legal os post de quarta!
    adoro!!
    muita informação e dicas maravilhosas!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Importante se manter atento mesmo..muito bom o post!

    beijão

    ResponderExcluir