quarta-feira, 25 de junho de 2014

O poder da nossa mente!

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre como nossa mente influencia em tudo! Vale a pena ler!

  YES, WE CAN!



Por incrível que pareça, muito da limitação dos alunos está em suas cabeças e não no corpo. A mente humana é poderosa, ela nos impede de fazer coisas que via de regra poderíamos fazer e nos impele a fazer coisas que via de regra não poderíamos fazer. Cabe a você decidir se quer usar a sua mente contra ou a favor do seu desempenho.

Seu estado de ânimo pode fazer a diferença na hora de realizar um bom treino. Iniciar o treino com desânimo, repetindo sobre como dormiu mal, como trabalhou muito ou sobre sensação de cansaço pode te prejudicar. Calma, não é discurso de auto-ajuda, tenho horror a auto-ajuda. É neurociência pura. Repetindo e acreditando que você não vai conseguir você condiciona o seu cérebro a realmente não conseguir.

Foi realizado o seguinte estudo: um grupo de voluntários tinha que levantar determinados pesos, sem saber o quanto estava levantando, de diversas formas diferentes. No primeiro exercício o instrutor dizia para o aluno que esse era o peso mais pesado de toda a experiência e que provavelmente o aluno não conseguiria levantá-lo, mas que estava tudo bem, porque quase ninguém conseguia levantar um peso tão pesado. Resultado: apenas 10% dos voluntários conseguiram levantar o primeiro peso. No dia seguinte foi realizado o segundo exercício, idêntico ao primeiro porém com peso menos pesado, o instrutor avisava que o peso estava um pouco mais leve e dizia que com um pouco de esforço todos conseguiriam levantar. Resultado: 40% dos voluntários levantou o peso. No terceiro dia, o último exercício: o instrutor avisava que o peso estava bem leve e que se esperava que todos consigam levantar, brincando que seria vergonhoso caso falhem. 100% de aproveitamento.

Ao final, foi revelado que TODOS OS PESOS ERAM IGUAIS, ou seja, apenas a mente dos voluntários influenciou em seu desempenho.

Por isso, não duvide do poder da sua mente. É muito comum que na marcação da série alunos gritem ao ver o professor colocando o peso antes mesmo de tentar realizar o exercício. Não pode. Tem que tentar, se não conseguir, não tem problema, diminui-se a carga, isso não é vergonha. Mas tem que tentar primeiro. E tentar de boa vontade, porque se você se convencer que não vai conseguir, suas chances de não conseguir aumentam muito. Por outro lado, se você acreditar que pode conseguir, suas chances aumentam.

Evidente que o fator psicológico não é tudo em um treino, é inegável que existem limitações físicas e elas devem ser respeitadas, mas é importante dizer que a sua mente pode sim melhorar seus resultados. Um caso muito engraçado que eu sempre conto é de um aluno meu que começou a aumentar as cargas dos seus pesos e obter melhores resultados de uma hora para a outra. Quando perguntei a ele se estava tomando alguma coisa, ele me confidenciou que estava tomando “bomba”. Pedi mais detalhes e ele disse estar tomando um medicamento chamado “Anavar”, que continha anabolizante. O que ele não sabia é que faz muitos anos o laboratório retirou o anabolizante do medicamento Anavar justamente por não querer que usem seu remédio para fins estéticos. Ele aumentou as cargas com o esforço do próprio corpo, sugestionado, achando que estava tomando anabolizantes.

Por isso, sempre que o seu professor disser que você consegue, até segunda ordem, acredite que você consegue. Ao menos tente, e tente com a determinação de conseguir. Esta postura vale não apenas para a musculação, como para qualquer outra forma de atividade física, e até mesmo para a vida. Certa vez perguntaram a Steve Jobs como ele conseguia motivar a equipe dele a fazer coisas que até então eram consideradas impossíveis e eles disse que o segredo era fazê-los acreditar que eram coisas possíveis, mesmo pensando o contrário.

Então, estamos combinados: a princípio, na dúvida, VOCÊ CONSEGUE. Tenha isso em mente, não apenas para o exercício como para a vida!
 

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com hortelã, biomassa de banana verde e chia

Lanche da Manhã – 09h
- 01 mexerica

Almoço – 11:40
- salada de alface, tomate, brocolis,  couve flor, beterraba, broto de feijão e chuchu
- feijão
- frango grelhado
12:40
- 02 bombons Lindt

Lanche da Tarde – 15:20
- 01 mexerica

Jantar - 19h
- salada de alface, tomate e cenoura
- fusilli integral com legumes
- empadão de frango
- 01 kit kat

3 comentários:

  1. Puxa isso iinfluencia muito! Hoje estava sem vontade NENHUMA..vontade apenas de comer..muito compulsiva, pouco motivada! Aii Jesus!!! Tem horas que cansa, mas não se pode deixar abalar! Como vc dissse, vamos em frente que uma hora dá certo!

    ResponderExcluir
  2. muito legal a materia de hoje!
    adorei!
    beijos

    ResponderExcluir