quarta-feira, 16 de abril de 2014

Importância de fortalecer o CORE

Olá!
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre o Core...já ouviram falar?!
 

My name is Core

 

Você já ouviu a palavra CORE, relacionada a atividade física ou musculação? Core é o nome dado a diversos músculos localizados no seu tronco que, de forma conjunta estabilizam sua coluna, sua pelve e suas costas permitindo uma melhora na movimentação dos seus membros. A terminologia vem do inglês, onde “Core” significa algo como “centro”, “ponto central”.

Quando falamos em treinamento físico, as pessoas costumam pensar sempre em pernas, glúteos ou braços. Pois saibam que treinar e fortalecer e região do Core é fundamental, até mesmo de forma complementar para qualquer exercício para outra parte do corpo, já que usamos a região de forma complementar para quase todos os movimentos, direta ou indiretamente.

O fortalecimento do Core melhora o rendimento do corpo como um todo e atenua uma série de problemas como, por exemplo, dores nas costas ou até mesmo uma barriguinha saliente fruto de má postura. Estudos comprovam melhoras até mesmo no rendimento de atletas profissionais que investiram no fortalecimento desta região. Não é frescura nem preciosismo, fortalecer a região do Core vai melhorar seu rendimento em qualquer atividade.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, para trabalhar a região do Core não bastam abdominais. A musculatura abdominal é apenas uma parcela do Core, que vai da pelve até o pescoço. E mesmo para quem apenas pretende fortalecimento dos músculos abdominais, saiba que também é necessário fortalecer a região do Core, pois os músculos abdominais não são independentes, estão interligados a uma série de outros músculos e para seu completo fortalecimento é indispensável fortalecer o entorno.

Não é raro ver alunos de musculação treinando de forma contínua e disciplinada membros e esquecendo do Core, parte fundamental do corpo que sustenta todo o resto. Membros fortalecidos em um Core não fortalecido podem gerar um desequilíbrio no corpo e até mesmo algum tipo de lesão. Equilíbrio é fundamental.

Invista no treinamento do Core o mesmo tempo e esforço que você investe para braços, pernas ou glúteos: pelo menos um exercício para cada grupamento muscular. A importância é tanta que algumas academias até oferecem uma aula específica para a área: Core Training. Os benefícios de fortalecer esta região são inúmeros, não raro o aluno consegue até mais força para realizar os outros exercícios sobretudo dos membros, pois uma base bem equilibrada e forte permite exercícios mais pesados em todo o corpo. Então, até mesmo para você que está de olho na estética, na hipertrofia muscular, fortalecer a região do Core pode significar um salto qualitativo no seu treino.

Faça o teste e invista no fortalecimento da região do Core. Em pouco tempo você vai sentir os resultados em questão de semanas: melhora no equilíbrio, maior definição abdominal, coluna alinhada e protegida e ganho de força nos demais exercícios.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES



Café da Manhã – 06h
-suco de abacaxi com salsinha, gelo verde, gengibre e psillium
- mamão com farelos de aveia
 
 Lanche da Manhã - 09h
- sementes de abobora

Almoço - 11:40
- salada de alface, tomate,couve flor, chuchu, kani e almeirão refogado
- farofa de ovo
- contra filé ao molho madeira

  Lanche da Tarde - 15h
- 01 maçã

Um comentário:

  1. Já para não falar que é ai que estão os nossos órgãos :)
    Sempre bom saber mais!

    ResponderExcluir