quarta-feira, 10 de julho de 2013

Respiração Correta!

Olá!


Depois de mais de um mês sem postar as matérias do blog  do "OSP", hoje estou voltando com um texto sobre a maneira correta de respirar! Vale a pena ler, pois a respiração correta é muito importante na hora do treino!



RespirAÇÃO




Respiração é muito importante para a execução de qualquer treino ou prática de qualquer atividade física. Ocorre que, em momentos de esforço intenso muitas vezes nos “esquecemos” de respirar e acabamos prendendo o ar. Ou então, respiramos de forma errada. Quem é que nunca sentiu aquela dor na lateral da região abdominal? Essa dor (cujo apelido é politicamente incorreto demais para ser escrito aqui) é resultado de respiração errada e costuma ocorrer quando inspiramos de forma eficiente e expiramos de forma errada. Sim, neste caso, o erro ocorre ao soltar o ar. Por isso muitas vezes vemos corredores bufando para forçar a saída do ar.
O ideal é que o ar seja inspirado pelo nariz, porque o ar entrará filtrado, umidificado e aquecido. Existem uma série de malefícios que extrapolam as fronteiras da atividade física ao se respirar pela boca. Em situações extremas você pode até respirar pela boca, mas saiba que a regra para um bom rendimento e bom condicionamento físico manda inspirar pelo nariz.
O ritmo da respiração também pode fazer a diferença em alguns exercícios. Um dos maiores “problemas respiratórios” durante o treino, pelo que pude observar, ocorre nos exercícios abdominais. Além de “esquecer de respirar”, muitas pessoas respiram de forma descompassada, prejudicando seu rendimento. O ideal é que EXPIRE durante a subida e se INSPIRE durante a descida. Vamos entender porque.  Primeiro que ao expirar fazemos uma contração abdominal importante para potencializar o resultado do exercício na parte da subida, segundo porque quando o corpo se eleva a caixa torácica se comprime, tornando mais difícil a respiração. Se você tentar inspirar na subida de um abdominal, vai causar uma compressão  maior na caixa torácica que, dependendo da intensidade, pode acarretar até alguns problemas de circulação a longo prazo. Melhor não arriscar.
Para você ter uma idéia do tamanho do problema, exercícios abdominais mal feitos podem causar até mesmo varizes. Isso mesmo, um exercício onde não há solicitação da musculatura das pernas pode causar varizes. Acompanhe a explicação: se você não solta o ar durante a contração abdominal, durante a elevação do tronco o ar exercerá uma pressão intra-abdominal, o que acabará por dificultar o retorno venoso. Pronto, está feito o estrago. E isto não vale apenas para exercícios abdominais.
Outro momento respiratório complicado ocorre quando o aluno tem que levantar algum peso relativamente pesado. A tendência natural é prender a respiração como conseqüência do esforço. Isto é um erro, pois prender o ar pode acabar causando uma pressão na área onde está localizado o coração, contribuindo, a longo prazo, para hipertensão arterial. Por isso, sempre que for contrair o músculo, EXPIRE, solte o ar. Se a carga utilizada dificultar uma respiração adequada, existem chances de que o exercício, a longo prazo, contribua para o surgimento de problemas circulatórios. É preferível reduzir a carga e preservar a respiração correta. Não faça essa cara, reduzir a carga não é vergonha. Já vimos aqui que o resultado nem sempre depende do peso com o qual se faz o exercício…
O grande problema é que são muitas coisas para lembrar ao mesmo tempo: a execução correta daquele movimento, a posição dos pés ou dos joelhos ou dos cotovelos, abdômen contraído, respiração… Difícil pensar em todos esses detalhes técnicos quando você está se matando de fazer força e sentindo dor. Daí a importância de um personal, que vai lembrar de tudo isso para você, garantindo rendimento máximo do seu treino.
Para quem não treina com personal, procure se policiar. Tente sempre lembrar de não parar de respirar durante a execução dos exercícios, de respirar pelo nariz e de expirar (soltar o ar) sempre que for contrair um músculo!

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha, couve e linhaça
- 02 ovos caipiras mexidos com salsinha

Lanche da Manhã - 09:10
- 01 maçã

Almoço - 11:40
- salada: alface; tomate; beterraba; brocolis; couve flor; broto de feijão e quiabo 
- frango grelhado acebolado

Lanche da Tarde - 15:20
- 01 laranja
- 01 colher de sopa de semente de abobora

Lanche Antes da Academia - 17:05
- 05 morangos

Jantar - 19:40
- salada: alface; tomate; cenoura; brocolis
- arroz integral
- frango desfiado

12 comentários:

  1. Muito boas as dicas sobre respiração, eu respiro muito errado e vivo morrendo sem fôlego, mas estou treinando a respiração, por vários momentos me pego sem respirar e penso "respira doida", kkkkkk.
    Ótima quarta pra vc, beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. A respiração é importante em todos os momentos, na hora dos exercícios, de tensão.. como é dificil aprender uma coisa tão simples né!!

    ResponderExcluir
  3. Acho super dificil a respiração ser correta, eu sempre tenhos estas "pontadas" na lateral quando faço exercício mas vou tentando acertar e respirar corretamente... bjus... tati

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma personal individual e isso ajuda muito. No início ela pegava muito no meu pé quanto a respiração, bem mais do que a postura nos exercícios executados. Haja visto que, eu não era principiante na musculação. Mas, quanto a respiração ainda sofro quando vou tentar correr. Sinto que as pernas conseguem ir muito além, o problema é falta de oxigênio.

    Mas, tou pegando o jeito!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber de tudo isso, vou tentar me lembrar diariamente na academia.

    Beijo

    http://desapegafastfood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Estou aprendendo respirar agora! E não é fácil..
    Eu esqueço, faço errado, faço de novo.
    Acho que quando passamos 25 anos da nossa vida respirando errado, demora pra nos acostumar com o certo, não é? Hehe

    Beijocas!
    Sche

    ResponderExcluir
  7. bah gostei muito do teu post.

    Eu faço sempre errado. Que mania besta de trancar a respiração aff

    Um abração e uma linda quarta pra vc!!

    ;)

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo, Joanna! Respirar e contrair é o melhor jeito de prevenir lesões e forçar o corpo a consumir mais energia. Além do mais, manter uma postura correta ajuda muito em tudo. Uhuuu!!!!


    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Respirar certo é muito importante mesmo! Eu tô pra ir a um médico há um tempão, pq acho que tem alguma coisa de errada com o meu nariz... não tô conseguindo respirar só por ele. Parece que tem alguma coisa atrapalhando, sabe? Enfim... ótimo artigo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Adorei o artigo, Jo.
    Sempre me falaram sobre a importância da respiração aliado aos exercícios físicos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bah, eu não sabia dessa manha aí! Muito boa!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. o meu grande problema quando comecei a correr foi aprender a respirar .. ainda eu sinto algumas dores .. mais logo passa ... bjus

    ResponderExcluir