quarta-feira, 17 de julho de 2013

Indice Glicêmico

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP! E a matéria que escolhi para hoje é sobre o indice glicêmico dos carboidratos! Para quem já ouviu falar ou nunca ouviu falar, vale a pena ler, que o texto explica direitinho o que é e como influencia no nosso corpo!!!!


Altos e Baixos…




Você já ouviu falar de hipoglicemia de rebote? Talvez você não esteja ligando o nome à pessoa, mas talvez já tenha experimentado suas conseqüências.

Cena comum: pessoa chega na academia sem ter se alimentado corretamente por falta de tempo ou qualquer outro motivo. Pessoa pensa “Hoje não pude comer nada, vou comer uma barra de chocolate que vai me dar energia para treinar”. Pessoa come uma barra de chocolate e treina. Pessoa sente fraqueza ou algum mal estar não entende porque está se sentindo assim, acabando por culpar seu personal: “Você me rogou uma praga, hein? Foi só eu comer um chocolate que fiquei passando mal!”
Não, não foi o seu personal. Foi a hipoglicemia de rebote. Vamos entendê-la, para aprender a evitá-la. Primeiro precisamos entender o que é “índice glicêmico”. Os carboidratos tem diferentes índices glicêmicos e são divididos comumente em carboidratos de ALTO índice glicêmico e carboidratos de BAIXO índice glicêmico. O índice glicêmico não está relacionado com a quantidade de açúcar daquele alimento e sim com a VELOCIDADE com a qual aquele açúcar será absorvido pelo seu organismo.
Então, um carboidrato com ALTO índice glicêmico será absorvido com rapidez pelo seu organismo. Ao comer carboidratos de alto índice glicêmico, liberamos uma grande quantidade de insulina no nosso corpo como resposta: entra muito açúcar (rápida absorção, lembra?) logo, libera muita insulina, que,para quem não ligou o nome à pessoa, é o hormônio responsável por retirar o açúcar do seu sangue e transportá-lo para o interior das células.
Graças a esta grande liberação de insulina que é provocada, pode ocorrer um desequilíbrio. A grosso modo, podemos dizer que o corpo, na tentativa de minimizar a “crise do açúcar” que você provocou, acaba tirando açúcar demais, errando a mão. Com isso você se sente fraco e revoltado, porque você comeu um chocolate, fonte de energia, não era para se sentir assim! Pois foi justamente essa fonte abrupta de energia que quebrou o equilíbrio e fez seu organismo te sabotar. Para completar, durante a atividade física, você “consome” glicose, baixando aquilo que já estava baixo em seu organismo.
Pense no açúcar como uma lareira que você precisa para te manter aquecido. Os carboidratos de baixo índice glicêmico mantém sua lareira acesa com um fogo constante que te aquece. Agora pense nos carboidratos de alto índice glicêmico como se fosse um excesso de fogo que saiu da lareira e provocou um incêndio na sua casa toda e na insulina como os bombeiros. Se você provoca um incêndio enorme, vários bombeiros correrão até o local e usarão muita água para apagar o fogo, com isso eles provavelmente apagarão a lareira também e você vai ficar com frio. Quando você provoca um grande incêndio de glicose, é preciso muitos bombeiros-insulina para controlar a situação, e pode acontecer deles apagarem sua lareira. Isto prejudica seu treino.
Por isso, o melhor a se comer antes do treino são CARBOIDRATOS DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO, que vão liberando açúcar aos poucos no seu organismo, sem criar esse furor de insulina que acaba te enfraquecendo. Entre uma e meia hora antes do treino, procure comer apenas carboidratos de baixo índice glicêmico e alguma fonte de proteína. Dica: os carboidratos integrais somados às proteínas costumam liberar energia aos poucos e como conseqüência promovem uma manutenção da glicemia durante o dia. Mas lembre-se, coma pelo menos meia hora antes do treino, pois algumas pessoas não conseguem efetuar uma digestão eficiente quando estão treinando. O sangue que você quer que vá para seu músculo estará muito ocupado no seu estômago, focado na digestão. Se precisar comer algo minutos antes do treino, opte por líquidos, como por exemplo, água de coco.
E se você se esqueceu do que leu aqui e fez a bobagem de comer uma barra de chocolate dez segundos antes do treino e agora está se sentindo fraco, não se desespere. Basta ingerir carboidratos durante seu treino para ir repondo o que sua insulina está te tomando. Não é o ideal, porque você bagunça seu organismo, mas com certeza é melhor do que desmaiar.
Recapitulando: devemos comer antes do treino sim, porém ao menos meia hora antes e devemos dar preferência a carboidratos com baixo índice glicêmico. E não vá pensando que só o chocolate tem alto índice glicêmico, vários alimentos aparentemente inofensivos tem alto índice glicêmico, como por exemplo a melancia, a abóbora e o abacaxi. O índice glicêmico deles é maior do que o do macarrão, do arroz branco e da pipoca!
Os alimentos mais populares que são campeões de índice glicêmico alto e devem ser evitados são: pão francês, sucrilhos e… pasmem! Algumas BARRAS DE CEREAIS. Por isso muito cuidado para não sabotar seu treino! Amigos do pré-treino com índice glicêmico baixo: cenoura crua, batata doce, iogurte e arroz integral. Consulte uma tabela com o índice glicêmico dos alimentos para escolher bem sua alimentação pré-treino!

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha,  gengibre, banana verde e linhaça
- 02 ovos caipiras mexidos 


Lanche da Manhã – 09:30
½ maçã

Almoço - 13h
- salada: alface; tomate; brocolis; couve flor; beterraba; broto de feijão; couve de bruxelas; palmito e chuchu refogado
- 01 colher de servir de arroz integral
- peixe grelhado com champignons

Lanche da tarde - 16h
- 01 maçã

Jantar - 18:40
- salada: alface, tomate, cenoura e repolho 
- 01 colher de servir de arroz integral
- frango desfiado 


15 comentários:

  1. Bom dia Joana.
    Realmente é necessário muita atenção nos alimentos que consumimos durante o dia e, principalmente antes do treino.
    Já senti os efeitos da hipoglicemia e não são nada agradáveis.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eii, Joanna!

    Ótima matéria! Realmente muitas pessoas acham que sabem e acabam fazendo bobagem com o próprio corpo e prejudica a saúde. O ideal mesmo é ir a um nutricionista. Eu acredito muito no conhecimento dos profissionais, afinal, eles estudaram para isso. Depois de entender, a gente pode se arriscar mais e alternar, mas para quem está começando o processo de emagrecimento e uma rotina de exercícios físicos agora, o ideal é ter um parecer de um especialista para sanar qualquer dúvida e diminuir os riscos de acontecer alguma coisa grave.


    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Matéria ótima, eu sempre como 2 fatias de pão integral com requeijão, vou ter que dar uma analisada para ver se não estou fazendo tudo errado...
    bjus
    tati :)

    ResponderExcluir
  4. Maravilha..muito esclarecedor...
    Importantissimo para saude e emagrecimento.

    ResponderExcluir
  5. simplesmente adorei seu post de hj ... tudo o que eu precisava saber por que eu tenho crise de hipoglicemia toda vez que começo a treinar, ainda mais na corrida ... acho que vc me ajudou kkkk vou fazer o teste e te conto... bjus

    ResponderExcluir
  6. Adorei essas dicas... Súper úteis!

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Tadinha da melancia :/ Gosto tanto!
    rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que artigo ótimoooo! Já ouvi falar sobre o assunto, mas a explicação agora tirou todas as minhas dúvidas! Show de bola! Nunca eu comeria chocolate antes do treino..mas tudo bem! kkkk

    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Passei por esse problema, de hipoglicemia, uma época que fiz a dieta da proteína.
    Subi 4 rol de escadas rápido demais, pois estava com pressa, e desmaiei quando cheguei na consultório.
    Minhas amigas que já sabiam do que se tratava, colocou uma colherzinha de açúcar na minha boca.
    Fui voltando aos poucos.
    Beijos

    http://gastroplastiaonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o texto! Super informativo e importante pra nós! Obrigada por compartilhar!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. nunca tinha ouvido falar, mas faz muito sentido
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto Jo!
    Esse é o mal das pessoas, acharem que sabem de tudo! rs

    beijos

    ResponderExcluir
  13. "para quem não ligou o nome à pessoa" foi ótimo! rsrs...

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  14. Quando o assunto é emagrecimento e definição muscular, existem muitos mitos e muita gente falando do que não sabe.

    É por isso que quando aparece alguém que realmente sabe do que fala, é importante prestar muita atenção.

    É o caso da Dra. Giovana Guido, que é Nutricionista Esportiva, e tem milhares de seguidores no Facebook. Ela fala sobre Nutrição e Fitness, com artigos e vídeos para quem treina e faz dieta.

    Neste artigo, ela explica como fácil emagrecer e tonificar seu corpo !

    Leia agora, pois estas dicas podem mudar sua vida.

    >>> http://www.comoemagreceretonificarocorpo.vai.la/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela explicação, muito bem feita. Eu sempre cuido ! Beijo.

    ResponderExcluir