quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Frequência na musculação

Olá!
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre a frequência na musculação... vale a pena conferir!


Viva à igualdade!

 

Fazer musculação todos os dias da semana, de segunda a segunda, sobrecarrega o corpo e pode acabar prejudicando o resultado final pretendido, principalmente quando o objetivo é hipertrofia muscular. Verdadeiro ou Falso? FALSO, MUITO FALSO.
Como já conversamos em diversas outras postagens, vários fatores são determinantes para bons resultados na musculação: horas de sono, intervalo entre treinos, alimentação e outros. Sabemos que ao trabalhar um grupamento muscular, causamos micro-lesões nas fibras e que elas precisam de um período médio de 48 horas para se recuperar e só após este período devem ser exigidas novamente. Respeitado esse intervalo, que é pensado com base no grupamento trabalhado, é perfeitamente possível treinar todos os dias e ter um resultado excelente.
Se você não está conseguindo visualizar como treinar todos os dias e ao mesmo tempo ter um período de 48 horas de intervalo para o grupamento treinado, te dou um exemplo simples: dividir o treino em membros superiores em um dia e membros inferiores no outro. Alternando desta forma, por mais que se treine todos os dias, o grupamento exigido sempre terá descansado as 48 horas necessárias.
Vejam bem, eu estou aqui dizendo que é possível treinar todos os dias, mas não estou dizendo que isso deva ser feito por todos e que é a única forma de obter resultados. Apenas alunos em estágio avançado e muito condicionados podem treinar de segunda a segunda e, ainda assim, até mesmo eles precisam de um período de descanso eventual. Então, nada de começar a se obrigar a treinar todos os dias, porque pode não ser indicado para o seu caso concreto. Apenas pessoas com muita disciplina rendem bem em um treino sete dias na semana (boa alimentação, muitas horas de sono, etc) e ainda assim, um treino nessa intensidade não deve ser mantido a longo prazo.
Outra possibilidade é dividir o treino em 3 ou 4 séries diferentes, cada uma delas trabalhando grupamentos distintos, de modo a que a série tenha um período de duração menor. Para alguns alunos é ótimo, já que preferem ir à academia sete vezes na semana mas malhar apenas meia hora. Para outros é pior, por preferem ir à academia menos vezes na semana e ficar mais tempo malhando. Depende não apenas do aluno, como também da fase de vida que ele se encontra.
Você deve estar se perguntando quantas vezes por semana é recomendado praticar atividade física. E eu te pergunto de volta: recomendado PARA QUEM? Não existe fórmula. Depende do aluno, dos objetivos e de uma série de outros fatores. O American College of Sports Medicine diz que o recomendado é praticar atividade física regular em 50% + 1 dos dias da semana, ou seja, pelo menos quatro. Esta é a regra geral, mas nada impede que haja uma exceção, onde o recomendável fique acima ou abaixo desse valor.
Em algumas situações específicas treinar de segunda a segunda se justifica e não gera prejuízos ao aluno, porém é preciso que isto seja discutido com o profissional que elabora sua série para que avalie se é o caso. Além disso, não é recomendado usar sua série atual, pensada para uma execução 2 ou 3 vezes na semana e começar a executá-la por conta própria todo santo dia. Seria como dobrar a quantidade de sal em um prato para ver se ele fica mais gostoso. Não pode, não dá certo. Deve ser criada uma série específica para execução sete dias da semana.
Para aqueles que tem condições de treinar sete dias na semana, meu conselho é: façam a experiência e observem os resultados. Em muitos casos não se relatam resultados significativamente melhores do que em um treino de 4 ou 5 vezes na semana. Porém existem casos de um boom qualitativo e quantitativo inexplicáveis. Você só vai saber qual é o seu caso tentando. É preciso experimentar para saber se a relação entre o benefício e o maior desgaste compensa.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES



Café da Manhã – 06h
-suco de abacaxi com couve, salsinha, banana verde, gengibre e linhaça
- 01 fatia de pão de forma integral light com cottage
 
Lanche da Manhã - 10h
- pão de sal com requeijão e presunto
- torradas temperadas

Almoço - 12h
Herbalife:
- shake de morango com chocolate e cookies
 
Lanche da Tarde - 15:30
- colágeno hidrolisado
- 01 pêra
17:20
- 01 iogurte Fit com Ativo Goji
18:30
- 01 pacote de maçã desidratada

Jantar - 20:20
- alface, frango desfiado e fusilli integral

8 comentários:

  1. Força guerreira!! A musculação faz milagres. Mudou-me a vida para muito melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida.
    Amei o texto. Muito muito explicadinho,
    E eu ja tentei de verdade o tal do puxar ferro .
    Pra mim nunca funcionou.
    Mas acho bacana demais.
    E como sempre arrazando no cardapio.
    Sua linda!
    Bjius

    ResponderExcluir
  3. Minha série esta dividida em 3! Acho bem melhor. E inrtercalo 2 exercícios de peso com 20 min aero, da super certo!

    ResponderExcluir
  4. A minha frequência tem deixado tanto a desejar, só a corrida que tá firme, mas os treinos...
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. muito legal a matéria ops!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir