quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Escolhendo seus sucos!

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre a escolha dos sucos!! Vale a pena conferir!



ESCOLHENDO SEUS SUCOS



Todo mundo sabe que o suco ideal é aquele extraído diretamente da fruta e ingerido imediatamente após o preparo, pois boa parte das vitaminas se perdem, em alguns casos (papo técnico: vitamina C) poucos minutos depois do preparo do suco. Infelizmente as obrigações do dia a dia não nos permitem espremer uma fruta a cada vez em que desejamos tomar umsuco. Então, qual seria a melhor solução?

Primeira coisa é verificar o valor nutricional do suco, seja ele de caixinha, de garrafa, de saquinho ou qualquer outra embalagem. Atenção redobrada para os valores de açúcar e sódio e para a quantidade tomada como referência: muitas vezes a quantidade se refere a apenas uma colher dosuco e não à garrafa toda. Geralmente esses sucos prontos tem uma quantidade muito grande de açúcar e/ou sódio e pouca ou quase nenhuma vitamina.

No geral, o menos pior é o suco preparado com a polpa da fruta congelada, vendida nos supermercados. Esta polpa nada mais é do que a fruta concentrada e congelada. Apesar do congelamento, ainda conserva alguns dos nutrientes e não costumam ter corantes e outras substâncias nocivas. Se a polpa não for uma opção viável para sua rotina ou para sua realidade, os sucos concentrados de garrafa costumam ser a segunda melhor opção, pois não vem adoçados, deixando a seu critério a quantidade de açúcar.

Se tudo mais der errado, os sucos de caixinha podem ser usados com moderação, tomando sempre o cuidado de observar os valores nutricionais. Aviso a quem tem filhos: suco de caixinha não é saudável e não deve ser consumido regularmente, por mais prático que seja. Optando pelo suco de caixinha, observe o tipo no qual ele se classifica. Ele pode ser “natural” (com maior quantidade da fruta), “néctar” (com quantidade menor) e “refresco” (quase nada de fruta e muito de corantes, aromatizantes, conservantes, adoçantes e outros “antes” que não queremos em nosso corpo).

Os sucos em pó então, são piores ainda, tem que ser a exceção, pois estão abarrotados de açúcar e/ou químicos nada  saudáveis, alguns deles tem cores que nem sequer existem na mãe natureza. Se possível, eu recomendo que quem está fazendo dieta nem chegue perto deles. Novamente, para quem tem filhos, olho vivo na cafeína, que alguns sucos contem. Não é indicado o consumo diário de cafeína em altas doses por crianças.

Um aviso importante: cuidado com as  bebidas à base de soja. Muitas são vendidas como algo saudável, mas seus valores nutricionais mostram excesso de açúcar e uma quantidade praticamente insignificante de soja. Esqueçam os benefícios anunciados pelo fabricante no produto, pois muitas vezes eles são falsos. Verifiquem sempre o conteúdo nutricional no verso da embalagem. Outra armadilha: água de côco em caixinha não gera os benefícios atribuídos à água de côco extraída diretamente do côco e ingerida de imediato e ainda pode vir com uma generosa quantidade de conservantes de brinde.

Vale lembrar que uma pessoa saudável deve ingerir entre quarto a cinco porções de frutas por dia e sucos artificiais não preenchem essa cota. Além disso todos aqueles benefícios estéticos que você lê sobre alguns sucos só serão alcançados se você tomar o suco natural, de preferência assim que preparado. Mesmo que represente um esforço um pouco maior, umsuco extraído diretamente da fruta, na hora, é muito mais saudável e provavelmente mais barato também. Vale o esforço.

E se você estiver na dúvida entre qualquer tipo de suco e refrigerante, não pense duas vezes: o pior dos sucos ainda é melhor que o menos pior dos refrigerantes.



.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com salsinha, couve, hortelã e gengibre

Lanche da Manhã – 09h
- sementes de abobora

Almoço – 13h
- salada de alface, cenoura, brocolis,  couve refogada, vagem com ovo
- arroz integral e feijão
- churrasco de coraçãozinho e peito de frango
- 01 casquinha mista

Lanche Antes da Academia – 17:30
- 01 banana

Jantar - 19:45
- frango desfiado com hortelã

3 comentários:

  1. muito legal o post de hoje! gostei!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post.
    Infelizmente o tempo nos leva a optar pelas opções mais fáceis.
    Prefiro comprar as polpas justamente pelo fato de serem mais saudaveis.

    ResponderExcluir
  3. Não costumo tomar suco, mas vale pelo conhecimento!!!
    bjão

    ResponderExcluir