quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Álcool X Musculação


Olá!

 

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre o efeito do álcool para quem pratica musculação!

 

 

Bons drink ???

Você sabia que o álcool compromete de tal forma seu treino que mesmo aquela dose de final de semana pode ser o bastante para sabotar seus resultados? Além de dezenas de pesquisas científicas, eu vejo isso todos os dias na prática. Os alunos que mais reclamam dos resultados estéticos ou que obtém os piores resultados estéticos são aqueles que insistem em ingerir álcool.

Não importa qual seja o seu objetivo estético: ganho de massa, definição ou perda de gordura, em qualquer um dos casos a bebida tem um impacto negativo que muitas vezes, por si só, bastam para prejudicar de forma consideravel seu rendimento.

Para começo de conversa, álcool tem muitas calorias. Só para vocês terem uma idéia, 1g de álcool tem quase o dobro de calorias que 1g de carboidratos. Temos ainda o agravante que a bebida não gera tanta sensação de saciedade quanto a comida sólida, por isso através do álcool ingerimos uma quantidade elevadíssima de calorias sem sentir.

Temos que atentar para o fato de que dificilmente alguém bebe sem comer. Geralmente os alimentos que acompanham o álcool são bastante engordativos, mas, ainda que não fossem, o álcool tem a capacidade de “te engordar”mais qualquer que seja o alimento ingerido, pois sobrecarrega o sistema digestivo e atrasa o trânsito intestinal. O álcool é absorvido rapidamente pelo organismo (90% em uma hora) porém é expelido de forma lenta, demorando em média cerca de 6 a 8 horas. Ele bagunça sua digestão, seu metabolismo e a absorção de nutrientes.

Além de causar uma propensão maior para ganho de peso, o álcool também provoca inchaço no organismo. Este conjunto acaba com qualquer esperança de definição e perda de gordura localizada significativos. Já vimos aqui que quando sujeitamos nosso corpo a uma dieta ele liga um alerta de emergência e raciona energia. Ao ingerir álcool nesta situação, o corpo reage como uma esponja ressecada quando se  joga água: absorve o máximo que pode. Adianta passar a semana toda em restrição calórica para no final de semana botar para dentro um estoque grande de caloria de rápida absorção?

Para aqueles que desejam ganho de massa muscular as consequências do álcool também são extremamente prejudiciais. Como já disse aqui diversas vezes, ninguém ganha massa muscular dentro da academia, na academia a gente realiza a atividade que vai permitir que o corpo, nos dias seguintes, se recupere gerando fibras musculares maiores. Para que este processo seja bem sucedido, uma série de cuidados são necessários e o álcool mina um por um.

Uma alimentação equilibrada e balanceada não comporta o consumo de álcool, ao menos não para fins de hipertrofia muscular ao natural. O desequilíbrio gerado no organismo, as toxinas liberadas e o trabalho ao qual expõe o fígado compromete qualquer resultado satisfatório. Álcool, entre muitas outras coisas, prejudica a capacidade do organismo de absorver nutrientes, eleva os níveis de cortisol (que além de engordar, ainda favorece o catabolismo), diminui os níveis de testosterona e causa deficiência de vitaminas importantes como B1, B2, B6, B12 e C. Isso sem falar nas muitas horas de sono, período no qual os músculos se recuperam, que podem ser severamente prejudicadas qualitativamente pela bebida.

Então, de nada adianta tomar suplementação, tomar Whey Protein e ingerir álcool, pois ele bagunça com o metabolismo do seu corpo, impedindo a absorção do que presta e induzindo a absorção do que não presta. Uma armadilha para quem quer hipertrofia, perda de gordura e definição. Mesmo bem nutrida, a pessoa não absorve os nutrientes. Se você conhece alguém que bebe habitualmente e tem um corpo musculoso e definido, pode apostar que tem uma ajuda da farmácia.

Não tenho a intenção de convencer ninguém a parar de beber, apenas quero fornecer todos os subsídios para que VOCÊ pese na balança e conclua qual é a sua prioridade. Se a bebida te dá muito prazer e você não pretende abrir mão dela, esteja consciente de que seu corpo nunca vai mudar de forma significativa e provavelmente você não vai alcançar todos os seus objetivos estéticos. A vida é feita de escolhas.

Isso não quer dizer que quem bebe não deva praticar atividade física. Deve, por uma questão de saúde e qualidade de vida. Porém, no que diz respeito à estética, eles são incompatíveis. Se optar pela bebida, não vou te recriminar, mas não me venha aqui reclamar o ano todo que não está alcançando seus resultados…

 

7 comentários:

  1. É o álcool realmente acaba com a vida dos cidadães (em vários aspectos) =/

    - Resenha nova no blog ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Triste isso... a muito tempo já tinha percebido o impacto do alcool na dieta... a tal da cervejinha mesmo é um veneno. Pá pum, tomou, tá inchada. E eu adoro meus bons drinks! hahahah! Mas é isso.. tudo uma questão de escolha! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena a gente não poder com os drinks, sempre atrapalha msm!

    ResponderExcluir
  4. nossa muito legal a materia de hj!!!
    beijosi amore!

    ResponderExcluir
  5. eu queria participar da dieta como faço?

    ResponderExcluir