quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BCAA - o que é e para que serve!

Olá!

Ontem comentei que comecei a tomar BCCA antes e após a musculação... algumas me perguntaram sobre ele e então resolvi procurar alguma matéria que fale direitinho o que ele é e para que serve!

Antes de colocar o artigo, amanhã é feriado em BH, devido a padroeira da cidade! Então só vou aparecer aqui novamente na sexta, já com a pesagem oficial...


O que é BCAA? Tudo sobre BCAA


Se depois do seu treino você tem a sensação de que seu ganho de massa muscular não foi como desejava ou se você gostaria de ter um desempenho esportivo melhor, BCAA é uma boa opção para complementar sua alimentação.
Preparamos para vocês um artigo especial sobre BCAA, onde falamos tudo que você precisa saber para maximizar seus ganhos de massa muscular magra.

O que é BCAA?

O BCAA é um suplemento com a formulação de aminoácidos de cadeia ramificada os chamados “aminoácidos essenciais”, ou seja, que o nosso corpo não produz e deve ser obtido através de alimentação e suplementação.

Composição do BCAA

O BCAA (Branch Chain Amino Acids) é formado por três aminoácidos: Valina, Leucina e Isoleucina. Eles fazem parte do grupo das proteínas.

Para que serve o BCAA?

O BCAA é fundamental para auxiliar na recuperação do músculo gerando consequentemente maior ganho de massa muscular.

Quais os benefícios da suplementação de BCAA?

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) por aumentarem a síntese de proteínas musculares e reduzirem a sua degradação, fornecem benefícios como: encurtamento do tempo de recuperação após o exercício, aumento da resistência muscular, diminuição da fadiga muscular, fonte de energia durante dieta e preservação do glicogênio muscular. Gerando um treino de qualidade e com melhores resultados.

Porque é importante consumir BCAA para o ganho de massa muscular?

Porque é durante o treino intenso com pesos, que o corpo normalmente fica em um estado altamente catabólico. Nesse momento, se não houver os nutrientes necessários para abastecerem seu organismo durante o treino, ele passa a "roubar" os aminoácidos (BCAA’s) que estão presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular. Por isso, a importância da suplementação de BCAA para praticantes de atividade física que almejam hipertrofia muscular.

Quais as vantagens do BCAA?

Fonte alternativa de energia para quase todos os tecidos; Evita a quebra de tecido muscular após o exercício, Auxilia na recuperação de microtraumas musculares causados por treinos fortes, Os níveis de ácido lático são menores após o exercício com o uso do BCAA; e ainda potencializa a liberação do hormônio do crescimento (GH).

Qualquer pessoa pode consumir BCAA?

Sim. Qualquer indívíduo que deseja ganho muscular e melhora no desempenho esportivo.

Como Tomar corretamente BCAA?

O ideal é consumir segundo as pesquisas, 4-6 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-6 gramas depois. Assim você poderá otimizar seus resultados de recuperação e ganho de massa muscular.

É melhor consumir o BCAA antes ou depois do Treino?

O Ideal é ingerir o BCAA imediatamente antes e após o treino intenso com pesos ou um treino aeróbico de maior intensidade. Ainda, tomar o BCAA pós-treino juntamente com o Whey Isolado é uma ótima alternativa para auxiliar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining.

Qual a diferença do BCAA em cápsulas e Líquido?

A apresentação do BCAA em forma líquida oferece um diferencial, pois apresenta maior velocidade de absorção pelo organismo, comparado com a versão em cápsulas.

BCAA tem efeitos colaterais?

Não, segundo pesquisas, por se tratar de aminoácidos essenciais e não serem produzidos pelo organismo, o ideal é serem consumidos através de alimentação e ou suplementação.

BCAA quanto tomar?

O Ideal é consumir de 2 a 5 cápsulas antes do treino e 2 a 5 cápsulas após o treino. A quantidade varia conforme a composição dos BCAA’s vendidos no Mercado.

BCAA Emagrece?

O BCAA é um conjunto de três aminoácidos que auxilia na recuperação muscular e definição, portanto o BCAA em conjunto com um treino adequado e uma alimentação balanceada pode auxiliar no emagrecimento, porém utilizado sozinho não pode ser designado como um suplemento emagrecedor.

BCAA ajuda a definir?

A utilização do BCAA, juntamente com uma alimentação saudável e um treino adequado serão fundamentais para a definição. Porém utilizado isoladamente não possue tal efeito.

Qual o preço do BCAA?

O valor do produto vai depender da marca e principalmente da quantidade presente de Valina, Leucina e Isoleucina na composição.

BCAA retém Líquido?

Não. Por se tratar de um suplemento com aminoácidos apenas, não contém nenhum componente que retém líquido no organismo.

BCAA Vale a pena?

Se seu objetivo é melhorar o desempenho esportivo, recuperação muscular e estimular maior ganho de massa magra, neste caso o BCAA irá valer a pena.
Observação importante:
Para otimizar os seus resultados e saber a quantidade ideal de suplementação e dieta personalizada  para o seu tipo específico de treinamento esportivo,  procure a orientação do Profissional Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva , assim terás resultados mais rápidos e duradouros!

Artigo escrito por:
Vanessa Mara Lodi
Nutricionista (CRN10-2310)
Especialidades:
  • Especialista em Nutrição Esportiva e Suplementação
  • Emagrecimento
  • Reeducação Alimentar
  • Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional
Contato:
Fone: (48) 9623-2904
E-mail: vanessamaralodi@hotmail.com


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha, couve, gengibre e 02 cápsulas de psillium
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com cottage

Lanche da Manhã - 09h
- 01 maçã

Almoço - 12h
- salada de alface e tomate
- purê de batata
- farofa
- feijão
- peixe a milanesa 

Lanche da noite - 19:30
- suco de abacaxi com linhaça, gengibre, salsinha e couve 

8 comentários:

  1. sempre vejo que tu tomas aloe vera...pra que serve? bju

    ResponderExcluir
  2. Thanks pelo esclarecimento, Joanna. Achei que fosse mais um suplemento proteico simples. Ja que são aminoácidos essenciais é muito melhor.

    Outra forma de ingerir aminoácidos essenciais é comer arroz com feijão, mas aí vai junto carboidratos e calorias, rsrs.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Tb tenho a duvida da Elina, pq o Aloe Vera com água morna??

    bju

    ResponderExcluir
  4. Oi Joanna!
    Sabe que a primeira vez q comi eu também não gostei, achei amargo, mas acho que eu não sabia fazer mesmo, ou meu paladar mudou...
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. obrigada pela explicação!!!!!!
    adorei!!! beijos amore

    ResponderExcluir
  6. Tbm quero saber dessa água morna, limão, aloe vera..rs

    Quero tomar esse BCAA, dizem que dá mesmo um up para quem malha. Mas quero emagrecer um pouco mais ainda. =)

    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Não vejo a hora de poder começar a tomar vários suplementos. Pois minha personal não deixa até que eu perca uma boa quantidade de gordura. Já passamos na fase inicial. Agora estamos com na intermediária. E, só em poder pegar mais peso e ter exercícios mais concentrados já me deixa muiiiiito feliz!

    Bjus

    ResponderExcluir