quarta-feira, 4 de junho de 2014

Catabolismo X Anabolismo

Olá!
 
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre o processo do catabolismo e anabolismo que influenciam na perda e ganho de massa magra!  vale a pena ler as dicas! 
 

GUERRA DOS MÚSCULOS

Faz quase um ano que vocês me escutam repetir que a proteína é importante para o processo de hipertrofia muscular, mas vocês sabem por que e como isso acontece?

No que diz respeito a músculos, nosso corpo passa por dois processos constantemente: Catabolismo (perda de massa muscular) ou Anabolismo (ganho de massa muscular), juntos eles compõe o nosso tão falado metabolismo. Isso mesmo, aquele metabolismo que todo mundo diz que quer “acelerar”, mesmo sem saber muito bem o que isso significa.

O saldo final destes processos é o determinante do resultado final nos nossos corpos: todos os dias nosso corpo faz anabolismo e catabolismo,  se no cômputo geral houver mais anabolismo que catabolismo você consegue ver resultados no ganho de massa muscular, caso contráro, perde músculos. Esse processo contínuo, tecnicamente chamado de “construção” e “degradação” muscular é chamado “remodelagem”.

Para conseguir um resultado final satisfatório você deve ajudar ao máximo o processo de anabolismo e estimular o mínimo possível o processo de catabolismo. Caso não dê ao seu corpo as condições ideias para anabolismo, ele pode entender necessário consumir massa muscular em busca de combustível e te colocar em processo de catabolismo, sabotando seu ganho de massa.

Tanto o anabolismo como o catabolismo são regulados por hormônios. Dependendo da quantidade deles no organismo é que haverá predominância de anabolismo ou catabolismo. Os principais hormônios do anabolismo são o hormônio do crescimento (GH) e a testosterona e do catabolismo o cortisol. Por isso, para dar uma força para seu treino, tente sempre mater o cortisol baixo e a testosterona e o GH altos. Homens tem mais facilidade no processo de anabolismo (ganhar músculos) justamente pela maior quantidade de hormônios em seu organismo. O anabolismo é um processo natural, não confundir com o anabolizante, que consiste em inserir hormônios de forma artificial no organismo justamente para melhorar o processo anabólico.

O anabolismo é estimulado através de um treino correto prescrito de forma personalizada por um profissional de educação física de acordo com a capacidade de cada aluno. Também é fundamental uma alimentação adequada, sobretudo no período após o treino, onde o corpo pode entrar em catabolismo caso não seja devidamente nutrido. Além da ingestão de proteínas também é essencial a ingestão de carboidratos para favorecer o anabolismo. Além disso, muitas horas consecutivas de sono também favorecem o anabolismo.

O catabolismo surge com uma alimentação inadequada. É por isso que se desaconselha praticar atividades físicas em jejum, dietas muito restitivas em matéria de calorias ou cortar completamente carboidratos da dieta. Treinos longos (acima de 60 minutos no total) também desencadeiam o catabolismo, razão pela qual eu desaconselho passar muito tempo em atividades aeróbicas se o objetivo for ganho de massa muscular. Também por este motivo deve ser respeitado o intervalo suficiente (geralmente de 48h) para que o músculo seja exercitado novamente. Poucas horas de sono também favorecem o catabolismo. Além disso, o catabolismo pode ser desencadeado pela ingestão de bebida alcoolica.

Agora que você já entendeu que o “bem” e o “mal” vivem em você, em constante batalha, leia os textos relacionados para aprender como fazer o bem vencer o mal!

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com salsinha, gelo de couve, biomassa de banana verde e chia
- 01 fatia de pão de forma 100% integral light com tofu cream

Lanche da Manhã – 09h
- 01 mexerica

Almoço – 11:40
- salada de alface, tomate, brocolis,  couve flor, beterraba, pepino e abobrinha refogada
- arroz integral
- bacalhau assado
12:40
- 01 bombons Lindt

Lanche da Tarde – 15:30
- 01 maçã
 18:20
- 01 pacotinho de Belvita mel e cacau
 
Jantar - 20h
- salada de alface, tomate e cenoura
- fusilli integral
- frango desfiado

4 comentários:

  1. Ual e por isso que não devo e não posso ficar mesmo longe daqui do blog tenho muito o que aprender post maravilhoso de hoje beijos e obrigada mesmo pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post.. Muita informacao importante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Seu cardápio tá uma delicia e super saudavel..Nota 10.
    Obrigada pelo post.

    bjuu

    ResponderExcluir
  4. Oie, post mara! Como sempre ;)

    Parabéns pelo cardápio.

    Bjs!

    ResponderExcluir