quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alongamento Pós Treinos

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP! Semana passada coloquei a matéria sobre o alongamento pré treino e que é um assunto controverso! A matéria de hoje que é sobre alongamentos pós treinos, também é controverso!!! Deem uma lida e tirem suas próprias conclusões!

Não, obrigado (alongamentos pós treino)


Acho prudente alertá-los que a teoria à qual me filio no texto de hoje é não apenas controvertida como também minoritária. 99% do que vocês verão e ouvirão falar será exatamente o contrário do que vou escrever aqui. Mas, tenho razões práticas e teóricas para acreditar que este é o melhor entendimento. Caso algum dia surja algum estudo que comprove o contrário, terei o maior prazer em me retratar. E por falar em estudo, hoje me permito não citar estudos, pois existem conclusões de todos os tipos, tanto favorável como contra ao alongamento pós treino. Logo, estudos sobre o caso só comprovam uma coisa: o assunto é controverso.
Existe um consenso geral de que é necessário e/ou benéfico realizar alongamentos após o treino e poucas vozes dizendo que não é bem assim. Quero deixar claro que eu não sou contra a realização de alongamentos, apenas discuto qual é o melhor momento para efetuá-los. Não acredito que em todos os casos seja recomendado alongar após o treino.  Explico minhas razões (para quem quiser saber mais sobre minha opinião de alongamento pré treino, existe uma postagem sobre o tema).
Quando o aluno faz um treino realmente pesado buscando hipertrofia muscular, isto é, aumento de massa muscular, sua musculatura é exposta a inúmeras micro-lesões (para entender em detalhes, leia do “Você Sabia?” sobre hipertrofia muscular). Após o treino, o que seu músculo precisa é descanso e nutrientes para se recuperar destas micro-lesões, gerando fibras musculares maiores, que aumentarão as medidas da região trabalhada. Se você realizar um alongamento após o treino, está “esticando” uma musculatura repleta de micro-lesões, o que poderá aumentar ainda mais seu tamanho e comprometer sua cicatrização. Imagine uma meia-calça na qual há um pequeno desfiado. Agora imagine o que acontece se você pega e estica esta meia calça. Não precisa ser mulher para saber que o desfiado aumenta de tamanho. O mesmo acontece com a sua musculatura. Se você corta o dedo, o que faz para se recuperar do corte: coloca um band-aid e deixa ele quieto ou fica esticando o local?
Nosso corpo pode lidar com as micro-lesões causadas pelo trabalho de hipertrofia muscular, pois está preparado para isso. Porém, muitas vezes não consegue dar conta do recado quando promovemos um estiramento e aumento de tamanho destas lesões. Resultado? O organismo, preocupado em restaurar estas lesões que era inicialmente pequenas mas agora aumentaram de tamanho, produz fibras com menor elasticidade para preencher estas lesões. Esse “tapa-buraco de emergência” pode, a longo prazo, comprometer o ganho de massa muscular.
Mas isto não é tudo. Para treinos pesados de hipertrofia você exige muito de suas articulações. Precisa delas bem firmes para suportar pesos pesados. Porém, se você alongar com muita freqüência e, o mais importante, com muita intensidade, pode acabar perdendo parte de sua estabilidade e se tornando “hipermóvel”, o que pode acabar gerando, ainda que de forma indireta, uma lesão no futuro.
Eu, pessoalmente, acredito que alongar a musculatura quando ela está extremamente aquecida pode ser perigoso, uma vez que a sua tolerância para dor pode estar alterada graças à liberação de endorfinas, aumento de circulação sanguinea, aumento da mobilidade articular e diminuição da tensão muscular. O músculo está fadigado e por isso pode ter sua propriocepção (percepção de si mesmo e de suas limitações) alterada. Isso aumenta o risco de passar dos limites do alongamento sem sentir.
  Aliás, não custa explicar, a sensação que você sente de musculatura “contraída” após o treino é ilusória, seus músculos não estão necessariamente contraídos, o que acontecer é que esse citado aumento de circulação sanguinea causa uma espécie de “inchaço” nos músculos, dando esta impressão. Mas pode ficar tranqüilo, não há necessidade biológica de alongar, apesar de que muito professor terrorista adora te assustar com dezenas de desgraças que podem ocorrer caso você não alongue. Sempre escuto ameaças terríveis de coisas que podem acontecer quando não se alonga no pós treino, mas, curioso, nunca vi nada disso na prática.
O mundo da educação física tem uma peculiaridade. Em termos gerais, salvo honrosas exceções, os profissionais se dividem em dois grupos: aqueles de conhecimento exclusivamente empírico e aqueles de conhecimento exclusivamente teórico. E um não acha que precisa do outro. Aquele que entende tudo na teoria, que lê e estuda muito, acha que não precisa colocar em prática para saber e está equivocado, bem como aquele que só conhece a prática e acredita não precisar conhecer a teoria. Poucas pessoas podem afirmar que o livro diz uma coisa mas na prática pode estar acontecendo outra e, modéstia a parte, eu acho que me encaixo nesse grupo. Em minha experiência prática, eu posso afirmar que alunos que não alongam costumam obter resultados melhores a longo prazo com treinos de hipertrofia e, pasmem, se lesionam menos. Esta constatação também vale para mim, que já fiz todas as experiência práticas com alongamento em meus próprios treinos. Acredito que os alunos alonguem mais por medo das ameaças do que por sentir benefícios.
Você sente necessidade ou prazer em relaxar por alguns minutos após o treino? Existem outras formas, como aeróbicos de baixa intensidade, massagens, exercícios com bola, exercícios de consciência corporal, relaxamento e até meditação. Aquela “sensação boa” que o alongamento desperta pode ser obtida de outras formas que não esgarcem suas micro-lesões.
Para quem vai afirmar que faz treino de hipertrofia e alonga,  peço que reflita sobre duas questões antes: você faz hipertrofia MESMO ou apenas tenta fazer? Você alonga MESMO após os treinos ou apenas faz um semi-alongamento para relaxar? Hipertrofia MESMO com alongamento MESMO logo depois é, em minha opinião, uma mistura perigosa e prejudicial.
Para finalizar, é aquilo que eu sempre digo: TESTE. Veja o que funciona melhor para você. Se você acha que rende melhor alongando, apenas me ignore. Você é quem sabe o que funciona melhor para seu corpo, seria arrogância minha pensar o contrário. O objetivo desta postagem não é te convencer a nada, apenas te informar que existe quem pense que alongamento após o treino não é benéfico. Recomendo que alongue, porém em outro momento, dissociado da musculação.
Ah, queria mandar um forte abraço para um professor meu da Faculdade que me reprovou quando escrevi algo parecido com isto em uma prova, apesar de ter apresentado diversos estudos que comprovavam a plausibilidade da minha opinião. Ele tem um livrinho sobre alongamento, acho que ele se ofendeu. Muito obrigado, Professor, por ter cometido essa injustiça comigo, isso me fez estudar muito o tema e repensar a melhor forma de treinar alunos que buscam hipertrofia, melhorando muito os resultados. Semana passada vi seu livro em uma livraria. Custava o preço de uma promoção no McDonalds. Eu ri.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha, couve, gengibre, banana verde e linhaça
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com geléia de morango sem açucar

Lanche da Manhã - 09h
- 01 banana

Almoço - 11:30
Herbalife
- 01 chá energizante
- 01 chá 30 ervas
- 01 shake de morango com piña e cookies

Lanche da Tarde - 14:40
- 01 maçã
- 01 colher de sopa de semente de abobora

Lanche Antes da Academia - 17h
- 01 chá energizante
- 01 chá 30 ervas
- 01 shake de morango com piña e cookies

Jantar - 20:20
- salada de alface, tomate e cenoura
- macarrão integral
- frango desfiado

8 comentários:

  1. Bom dia, Joanna!
    Sempre ouvi que o alongamento vem antes e depois da AF, mas nunca obedeci, com exceção no ensino médio. Quando terminava o alongamento estava sem ânimo pra correr. rsrs... Sentia muitas dores.
    Estou me aventurando e amando caminhar. Mas o alongamento é passado pra mim.
    Tenha um excelente dia!!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar disso...
    Estranho pq é diferente do que geralmente nos recomendam né?

    ResponderExcluir
  3. Gosto de alongar de manhã depois q acordo e só..
    to fazendo certo....kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei!!!!!
    mostrei pro meu marido o de antes!
    e agora o de hoje! ele ta adorando ler viu!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Como diria a Maísa: meu mundo caiu!!! :P
    Mas como eu detesto alongar depois do treino pq tô sempre cansada, correndo, etc, acho ótimo saber disso!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Que coisa....
    Como disse a Vivi, meu mundo caiu...rsrsrs
    Tudo que achava certo, não está...rsrs
    Bom saber...rsrsrs
    Bjos.

    ResponderExcluir