quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Alongamento Antes dos Treinos

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP! E a matéria que escolhi para hoje é um assunto bem controverso! Sobre alongamentos antes dos treinos!!! Confesso que depois de ler essa matéria fiquei bem pensativa sobre isso, mas continuo alongando de leve antes da musculação! Bom... deem uma lida e tirem suas próprias conclusões!




Alongaminto


Há muito tempo alguns leitores me pediram uma postagem sobre este assunto. Sempre relutei e avisei que minha opinião poderia chocar ou surpreender algumas pessoas. Então, aí está ela!
É recomendado alongar antes do treino? NÃO. Ao menos não aquele alongamento padrão feitos em academia, os chamados alongamentos estáticos, onde você fica “segurando” a musculatura na posição alongada durante um curto período de tempo. Mas mesmo assim, muita gente continua recomendando. É uma lenda urbana poderosa.
Alongamento é um dos temas mais polêmicos da Educação Física, tanto é que muitos preferem não se comprometer e nem falar sobre ele. Tem opinião para todos os gostos, mas opinião todo mundo tem, não é mesmo? Geralmente se recomenda alongar antes do treino com o objetivo de prevenir lesões. Se alguém te disser que alongando antes do treino você estará prevenindo lesões musculares, pergunte em quais estudos isso ficou comprovado. Até onde eu sei, não há nada conclusivo que indique, de forma inequívoca, que alongar antes do treino previne lesões.
Só para citar um estudo sobre o tema, o Erasmus Medical Center de Roterdã, na Holanda concluiu um estudo sobre o tema com a seguinte frase: “O alongamento antes ou após a atividade física não reduz o risco de lesão muscular”.  Além de não ter resultado comprovado na prevenção de lesões, existem muitos estudos comprovando que o alongamento estático antes do treino faz com que você perca força muscular. Isto pode ser especialmente prejudicial para quem deseja ganho de massa muscular.
Você acha que alongando está “soltando” a musculatura e preparando-a para o treino? A  Universidade de Limerik, na Irlanda discorda. Um estudo realizado comprovou que alongando antes do treino a musculatura é forçada e acaba fincando mais contraída. Isto causaria mais dificuldade não apenas no trabalho de força, como ainda prejudicaria quem pretende executar algum movimento rápido, ou seja, você fica mais fraco e mais lento! Pasmem, o estudo ainda concluiu que as chances de se machucar durante o treino aumentam com um alongamento estático prévio.
Com isso eu não estou dizendo que a musculatura não precisa ser “preparada” ou “aquecida” para o desgaste que vai enfrentar. Estou dizendo que o alongamento estático não é o melhor meio. Os chamados alongamentos dinâmicos, aqueles realizados com movimentos rápidos (como por exemplo fazer círculos com os braços para alongar os ombros) não se mostraram prejudiciais no quesito força muscular. Em alguns casos foram até considerados benéficos. Este tipo de alongamento sim pode preparar músculos e tendões para o esforço que está por vir. Além do alongamento dinâmico, outras formas como massagens, por exemplo, são muito mais efetivas para o objetivo pretendido e não acabam com a sua força muscular.
Mas não precisa abandonar para sempre o alongamento, ele tem seus benefícios quando praticado na hora certa. Se você gosta e tem o hábito de fazer uma aula de alongamento, procure não alongar pelo menos duas horas antes da musculação, assim sua musculatura terá tempo para se recompor do desgaste provocado.
Eu sei que muita gente vai chiar. Durante muito tempo foi verdade absoluta que alongamento era a oitava maravilha do mundo da atividade física. Mas, infelizmente, isto não é verdade. Uma tonelada de estudos estão, aos poucos, desmentindo isso. Não alongo antes dos meus treinos e não recomendo que meus alunos alonguem, salvo situações excepcionais. Se você alonga, sugiro que converse com seu professor sobre os motivos pelos quais ele recomenda este alongamento bem como sobre a comprovação da efetividade deste alongamento na prevenção de lesões e que tente treinar sem alongar antes para constatar o quanto de força muscular você está perdendo.

Nem me atrevo a falar do alongamento pós-treino agora, isso é matéria para uma coluna em separado. Vamos focar no alongamento pré-treino.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- ½ copo de água morna com ½ limão com 02 tampinhas de suco de aloe e vera
- suco de abacaxi com salsinha, couve, gengibre, banana verde e 02 cápsulas de psillium
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com cream tofu de cebola e alho

Lanche da Manhã - 09:15
- 01 maçã
- 01 colher de sopa de semente de abobora

Almoço - 12h
- 16 peças de japa

Lanche Antes da Academia - 15h
- 01 banana

Jantar - 18:40
- salada de alface, tomate e cenoura
- macarrão integral com sardinha
- soja temperada

13 comentários:

  1. É isso aí..evitando complicações no treino!

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber disto. O que é certo é que nem sempre os preparadores fisicos têm as informações corretas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Na academia é sempre esse q ele faz lá... ich tá sabendo então...

    ResponderExcluir
  4. Amiga muito boa a informação!
    vou mostrar pro meu marido ver!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Uia....e meu professor da hidrobike que nunca alonga, deve ser este o motivo!
    Bjos lindona!

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei curiosa pra saber do pós-treino!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. bacana! Eu sempre me alongo depois da musculação. Só faço um pouco de esteira para "aquecer" mesmo. Quero ver o artigo falando do alongamento pós treino. O que eu tenho a dizer é que qdo não alongo fico toda dolorida. Já questionei para mim mesma se com o alongamento tiro o "efeito" da musculação. Mas alongo mesmo assim. Sempre vejo os personais da academia alongando suas alunas. heheheh

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  8. Ultimamente tb não estou fazendo alongamento não, apenas um aquecimento na esteira!

    ResponderExcluir
  9. Meu alongamento e tao michuruca q nao melhora nem piora kkk
    Tenho muita preguica disso .
    Mas as vezes depois q faco uma serie e ta doendo dou uma alongada. Complicado
    Beijo otima quarta

    ResponderExcluir
  10. Hahahah a minha consciência pesada de esquecer de alongar antes das caminhadas acabou de passar!

    Excelente matéria! :)

    ResponderExcluir
  11. Minha personal também não me manda fazer alongamento antes do treino não... Eu já vou direto pra esteira para aquecer o corpo.

    Adorei o texto. Com certeza, bem polêmico!

    ResponderExcluir
  12. É primordial pra não termos problemas. Beijo.

    ResponderExcluir