quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A.F. tem que ser regular!

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje que é sobre pessoas que não fazem atividades físicas regularmente e acham que "de vez em quando" é melhor do que nada... Vale a pena conferir pq esse "de vez em quando" pode ser perigoso!!!

Pior do que nada


Muitas pessoas que não praticam atividade física com regularidade aplacam sua culpa com alguma atividade física nos finais de semana, achando que isso é “melhor do que nada”. Infelizmente, não é verdade. Diversos estudos comprovam que o chamado “atleta de final de semana” corre mais riscos do que um completo sedentário.
Atividades leves como caminhadas ou alongamentos que não demandem um esforço físico do praticante não tem qualquer contraindicação. Mas também não tem qualquer efeito significativo para fins de emagrecimento, condicionamento físico e outros benefícios obtivos com uma atividade física regular. Porém, atividades que demandam esforço como um jogo de futebol ou uma corrida, quando praticadas apenas no final de semana, podem colocar a saúde e a vida do praticante em risco. Um estudo da American Medical Association constatou que atletas de final de semana majoram seu risco de problemas cardíacos em 2,7 vezes e em uma pesquisa realizada com seis milhões de membros de academias que foram acompanhados durante dois anos, comprovou-se que 70% dos que faleceram praticavam atividade física apenas uma vez por semana.
Nosso corpo se adpta às nossas necessidades. Quando exigimos um grau determinado de esforço dele rotineiramente, ele corresponde às nossas expectativas através de diversos mecanismos: melhorando o condicionamento, aumentando a massa muscular e fazendo gradualmente as adaptações necessárias. Porém quando exigimos um grau determinado de esforço rotineiramente e esporadicamente exigimos um grau maior de esforço, nosso corpo não estará preparado para esta sobrecarga e corre um sério risco de lesões dos mais diversos tipos. Desde lesões em músculos e tendões que não estão fortalecidos até mesmo uma sobrecarga do coração que pode ter desdobramentos perigosos.
Quando esperamos uma semana inteira para praticar novamente aquela atividade física, sujeitamos nosso corpo a recomeçar do zero. Um intervalo tão grande faz com que uma atividade física que poderia ser benéfica e fortalecer seu organismo vire uma agressão e um risco. Estatísticas confirmam que muitos dos casos de morte por problemas cardíacos ocorrem quando o paciente está praticando uma atividade física esporádica.
Atenção mulheres: a maior parte das vítimas são homens e o maior vilão entre os atletas de final de semana é o futebol. Converse com seu marido e convença-o a praticar atividade física regularmente se ele quer continuar jogando sua pelada de final de semana! Nós homens geralmente temos uma certa dificuldade em aceitar nossas limitações, cabe a vocês nos ajudar. Infelizmente por um misto de orgulho e inconsequencia, muitos homens não respeitam os limites de seus organismos, fazendo com que sejam as principais vítimas.
Você deve estar se perguntando como saber se a atividade física está representando um esforço e qual a intensidade desse esforço. Bem, a resposta correta que eu seria obrigado a dar e que aprendi na faculdade é através da frequencia cardíaca. Porém, eu sei que ninguém fica medindo frequencia cardíaca no meio de um jogo de futebol com os amigos, então, a dica que eu dou é que você esteja atento à sua RESPIRAÇÃO. Quanto mais ofegante, maior é a intensidade do exercício.
O ideal seria praticar atividades físicas entre três e cinco vezes por semana, ainda que seja por um curto período de tempo, como por exemplo, 20 minutos. É um risco permanecer sedentário toda a semana e em um único dia praticar uma atividade física intensa. Reserve alguns minutos do seu dia durante a semana para melhorar seu condicionamento e fortalecer sua musculatura ou então limite suas atividades de final de semana a práticas de baixo impacto como alongamentos e caminhadas leves. Nunca achamos que esse tipo de coisa vai acontecer conosco, até que acontece.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 05:40
- ½ copo de água morna com ½ limão 
- suco de abacaxi com salsinha, gengibre, banana verde e 03 cápsulas de psillium
- 01 fatia de pão de forma light 100% integral com geléia de morango sem açucar

Lanche da Manhã - 08:45
- 01 banana
- 01 colher de sopa de semente de abobora

Almoço - 12h
- salada: alface, tomate, brocolis, beterraba, chuchu e couve refogado
- 01 colher de servir de arroz integral
- 1/2 colher de sopa de purê de mandioca
- frango grelhado acebolado

Lanche da Tarde - 14:40
- 01 kiwi

Lanche Antes da Academia - 16:30
- 01 banana

Jantar - 20:20
- salada de alface, tomate e cenoura
- 07 kanis

15 comentários:

  1. Legal a matéria, meu namorado joga bola, segunda, terça, quarta, quinta e sábado, kkkk
    raro mesmo é tempo pra namorar, kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga!!!!
    Eu queria tanto fazer A.F mas por conta do meu problema no quadril nem da!!!
    Mas quero muito muito... mas logo logo eu vou fazer hidro ai sim vou entrar no eixo!!!!
    muito legal a materia viu!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria Joanna!
    Serve de alerta...ainda bem que não sou mais sedentária...pratico hidrobike desde março de 2012 e insanity em casa...bjão
    Lisi
    http://emagrecendocomdietadukan.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que desse mal eu não sofro... rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale, quando li o título já lembrei do meu que post ontem, ando meio desanimada, mas não desisti ainda...quero manter o foco...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Meu namorado é esse jogador de fds. Vou até comentar com ele sobre isso! Apesar de saber q ele não vai me escutar! hahahaha
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  7. Adorei a matéria, ate mandei para umas amigas!
    Alimentação linda hem :)
    Beijokas e vamos que vamos

    ResponderExcluir
  8. Eu sei bem como é. Existe um bem-estar enorme quando se inicia uma atividade física, desde que regularmente, mas pra continuar é necessário não parar.
    Super esclarecedor seu post...
    bj e ótima tarde!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post, realmente tem que ter uma rotina, tanto pela saúde quanto pelos resultados estéticos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. depois que baixei um app que controla a alimentação tem ficado mais fácil .. porem veio com a rotina de colocar o que como ... adorei o texto ..bjus

    ResponderExcluir
  11. Tem um monte de caso por aí de homens que morrem na esteira ou durante o futebol, por falta de preparo e por não darem continuidade à atividade física. Só de vez em quando não adianta, queridinhos!!

    Excelente a matéria!

    ResponderExcluir
  12. Nossa não sabia de nada disso! Eu era adepta a esse lema de que um pouco de exercicio é melhor que nada! Vish! haha
    ótimo fim de semana :D

    ResponderExcluir
  13. Muito bom saber disso! Não fazia a mínima ideia.

    ResponderExcluir
  14. gostei da materia ;)
    tambem tenho um blogue vai la e da opinoap porque tambem sou nova nisto de ser saudavel.

    gethealthywithmee.blogspot.com

    beijinhos helena <3

    ResponderExcluir
  15. ps: opiniao **
    beijinhos
    continua o bom trabalho
    helena<3

    ResponderExcluir