quarta-feira, 15 de maio de 2013

Abdominais!

Olá!

Hoje é quarta feira e é dia de post do OSP!

A matéria de hoje é sobre os abdominais! Sabiam que não precisamos fazer realmente os exercícios só para abdominais?! Basta saber utilizá-los durante as atividades físicas!

Vale a pena ler! Muito interessante!

Contraindo e andando




Muitas pessoas reclamam dos exercícios abdominais. Acham chatos, doloridos ou de difícil execução. Por isso certa vez me matriculei em um curso onde este era um dos temas abordados: melhor forma de treinar a musculatura abdominal. Eu nunca me esqueço de um dos módulos, ministrado por um dos mais conceituados profissionais da área, onde sua frase de abertura foi “Abdominal é desnecessário, abdominal é ignorância”. Fiquei chocado, lembro dessa frase até hoje. Ele explicou que não havia a menor necessidade de fazer exercícios específicos se o seu treino fosse executado de forma correta.
Hoje, muito tempo depois, este tipo de recomendação, que já é bastante difundida em outros países, começa a chegar ao Brasil. A explicação é bem simples: nós usamos nossa musculatura abdominal para quase todos os movimentos que fazemos, então, estamos, de alguma forma, exercitando esta musculatura quando fazemos exercícios com sobrecarga, ainda que de forma indireta.
Todo exercício de musculação deve ser realizado com a região abdominal contraída, pois assim se protege a coluna (sobretudo a área da lombar), se melhora a postura e se isola de forma mais eficiente o grupamento que está sendo trabalhado. Independente da questão estética, se a região abdominal estiver contraída, os resultados serão melhores.
Pois bem, tendo em mente que na execução de qualquer movimento a região abdominal deve estar contraída, há quem afirme que isto, por si só, seria um trabalho mais do que suficiente para fortalecimento da musculatura abdominal, dispensando exercícios específicos. Sem contar os vários exercícios, como por exemplo o agachamento, que solicitam a musculatura abdominal de forma direta. Com este somatório de solicitações, ao final de um treino você teria trabalhado de forma satisfatória seu abdômen para promover enrijecimento e tônus muscular.
Se for necessário perder gordura na região abdominal, basta complementar com uma atividade aeróbica, mas em princípio, no que diz respeito a fortalecimento, bastaria a realização dos exercícios de força com a região abdominal contraída. Eu gosto de testar em mim tudo que leio antes de prescrever para uma aluna. Porque aluna não é cobaia, para perder tempo e dinheiro com experiências. Então, eu mesmo fiz o teste. Para minha surpresa, de fato funciona. O esforço de realizar um treino com a região abdominal contraída é muito mais difícil do que parece e dá resultados excelentes. O problema é lembrar de manter a região contraída o tempo todo e conseguir manter a região contraída o tempo todo…
Mas atenção: CONTRAIR não é encolher. Se treinar encolhendo a barriga não vai ter os mesmos resultados. Contrair é outra coisa. Contraia o músculo da sua perna para entender o mecanismo: estique sua perna em uma superfície plana e contraia e solte a musculatura. Percebeu a sensação? Agora faça o mesmo com a sua barriga (é mais fácil se você estiver de pé). A contração é aquela repuxada que o músculo dá quando é submetido a um estímulo elétrico, ligou o nome à pessoa? Agora que já aprendemos a contrair, saiba que não basta apenas contrair,  ou seja, apenas forçar a musculatura da região abdominal, também é preciso sustentar esta contração durante toda a execução do movimento. É perfeitamente possível contrair a região abdominal e respirar normalmente, por isso também é recomendável manter a contração nos exercícios aeróbicos. Se você não consegue contrair e respirar com o abdômen contraído, está contraindo errado.
Manter a região abdominal contraída não é tão simples como parece. Requer bastante concentração e consciência corporal. Não desanime se você não conseguir de primeira. Uma dica para te ajudar: deite de barriga para cima e coloque um peso leve (ou faça força com a sua mão) na barriga. Depois, tente oferecer resistência a esse peso com a sua musculatura abdominal. Procure endurecer sua musculatura, como se estivesse fazendo força, como se quisesse encostar o umbigo nas suas costas. Depois que aprender como contrair a região abdominal você nunca mais vai se esquecer de como fazê-lo.
Como ser humano não é matemática, não posso afirmar que isto funcione para todas as pessoas do mundo. O objetivo desta dica é trazer mais uma opção para que você teste e comprove se pode melhorar seu rendimento. Façam seus testes e depois de dois meses me contem os resultados!

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06:05
- ½ copo de água com ½ limão 
- suco de melancia com salsinha, hortelã, gengibre e linhaça
- 01 fatia de pão de forma 100% integral light com geleia de frutas vermelhas sem açucar

Lanche da Manhã – 08:55
- 01 banana

Almoço – 12h
- salada: alface; tomate; brócolis; pepino; beterraba; repolho; vagem e couve refogada
- frango grelhado acebolado
- 01 copo pequeno de limonada

Lanche da Tarde – 15h
- 01 laranja
- 01 colher de sopa de semente de abobora

Lanche Antes da Academia - 17:10
- 01 iogurte Corpus com farelos

Jantar - 20h
- salada de alface, frango desfiado, couve flor, tomate cereja, cenoura baby e champignon ao molho caseiro light
- 01 mousse light de banana com iogurte desnatado e cacau em pó sem açúcar 

14 comentários:

  1. Poxa, que bacana. vo tentar me lembrar de manter a barriga contraida daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI ADOREI ADOREI o post! Eu encolhia a barriga, dificilmente contraia! Eita! Hehe! Vamos fazer certo de agora em diante! :))
    Eu gosto daquela sensação de musculos da barriga doendo, sabe? Hehe, acho que da a impressão de que estamos tendo resultados!
    Beijocas!
    Ps: é você que toma suco verde todo dia né? Tem muitas receitas?

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Joanna! Contrair é uma coisa, murchar é outra. É claro que quando se murcha a barriga, a gente contrai umas fibras musculares. Mas a contração muscular abdominal ajuda a prevenir lesões na coluna lombar, além de manter a postura mais elegante. Exercícios abdominais servem para fortalecer a musculatura, mas muita gente não sabe fazer e acaba prejudicando a cervical e não trabalha os músculos. Enfim...


    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  4. depois que fiquei barriguda ... kkkkkkkkkk sempre andei com o buxo contraído kkkkk minina ..ensinei pro esposo e o mesmo faz ... ótima dica .. beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bom demais...
    Eu só ando com o meu contraído também. Minha personal me acostumou. A postura fica ótima.
    Adorei o texto!
    Bjos, Jô

    ResponderExcluir
  6. Oi Jo, excelente post!
    Preciso por em prática já.
    Obrigada por compartilhar. Beijos

    ResponderExcluir
  7. ótimo post, me lembro que relaxei com a barriga depois da minha primeira gravidez, quando estamos gravidas parece ate que empurramos a barriga pra frente, depois que o bebe nasce ai continuamos com o barrigão relaxado.

    ResponderExcluir
  8. Menina, aprendi isso na academia esse ano.
    A minha professora de Zumba principalmente fala isso, pra contrair a barriga na hora dos exercicios.. é dificil, mas logo acostuma!

    =*

    ResponderExcluir
  9. hoje foi meu dia de Hidro, amanha de Pilates, sexta musculação então já me acostumei a contrair o abdômen por causa dos exercícios,mas o post é muito instrutivo para quem não frequenta uma academia por não curtir, poderá usar esse exercício até fazendo caminhadas.

    Bju.

    ResponderExcluir
  10. Boa dica! Não posso esquecer de contrair a barriga sempre quando faço atividades,,,

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!!! agora só barriga contraida... bjs! tati.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Tudo bem!
    Estou nessa luta tambem!
    Ja passei por varias vezes ja consegui e retornei com o peso.
    Agora vou enfrentar novamente esse desafio.
    Contra a balança e mim mesma.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  13. Eu tento contrair e preciso, mas n consigo ficar muito tempo na posição, vou praticar mais e mais pra vê se com o tempo melhora.
    bjs

    ResponderExcluir